segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Jornada menor gera empregos e beneficia a saúde do trabalhador, diz Dr. Rosinha

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) defendeu nesta segunda-feira (31/8) a aprovação da proposta de emenda constitucional (PEC) que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

A proposta está pronta para ir à votação no plenário da Câmara desde o final de junho, quando foi aprovada, por unanimidade, por uma comissão especial criada para sua análise.

"A redução da jornada de trabalho gera empregos, beneficia a saúde e melhora as condições de vida dos trabalhadores", afirma Dr. Rosinha. "Como a produtividade das empresas brasileiras tem subido nas últimas décadas, o impacto financeiro, para os patrões, será baixo."

Conforme cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), a redução de 44 para 40 horas permitirá a geração de até 2,5 milhões de empregos. A elevação de custo nas folhas de pagamento das empresas seria de apenas 1,9%.

O Dieese revela que a produtividade cresceu 23% no Brasil entre os anos de 2002 e 2008 —ganho que não foi compartilhado com os trabalhadores.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE, em sua edição de 2007, revelou que quase um terço dos trabalhadores cumpria jornada superior a 44 horas por semana.

O parlamentar petista observa que, além da própria jornada e das horas extras, é preciso considerar o tempo gasto com o deslocamento entre a casa e o trabalho e o tempo utilizado em serviços fora das empresas, através do celular ou do computador.

"O trabalho prolongado e intenso tem deixado os trabalhadores cada vez mais doentes", observa Dr. Rosinha, que é médico. "Com uma jornada reduzida, as pessoas poderão trabalhar menos e viver melhor, e os desempregados, ter acesso a um trabalho."

Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se a carga horária de trabalho fosse reduzida das atuais 44 horas semanais para 37 horas, o país teria condições de dar ocupação para toda a população.

"Causa-me estranheza notar que grandes entidades patronais tentam combater a diminuição da jornada de trabalho no Brasil com os mesmos argumentos da época da Revolução Industrial, alegando que as empresas irão quebrar", critica Dr. Rosinha.

A PEC que reduz a jornada de trabalho, de número 231/1995, tramita há 14 anos no Congresso Nacional. Seu texto prevê ainda um aumento do valor da hora extra de 50% do valor normal para 75%.

Para ser aprovada, a proposta precisa do voto de, pelo menos, 308 deputados. Na seqüência, seguirá ao Senado.

A última redução do período semanal de trabalho ocorrida no país foi em 1988, quando a Constituição o reduziu de 48 para 44 horas.




Íntegra e tramitação da PEC
http://www.camara.gov.br/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=14582

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

ATENÇÃO SERVIDORAS E ESTAGIÁRIAS GESTANTES!!!

O SISMUNE, INFORMA QUE CONSULTOU A SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO SOBRE A VOLTA DAS GESTANTES AOS TRABALHOS NO DIA 31 DE AGOSTO DE 2009.
A SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO CELIA GALINARI, CONSULTOU A SECRETARIA DA SAUDE ADRIANA SANTORO E INFORMOU QUE:
TODAS AS CHEFIAS FORAM INFORMADAS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL QUE AS SERVIDORAS/ESTAGIARIAS GESTANTES DEVE FICAR EM CASA, SEM PREJUIZO EM SEUS VENCIMENTOS, ATÉ SEGUNDA ORDEM (FORA DE RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO VIRUS DA GRIPE A H1N1)
A DIREÇÃO DO SISMUNE E TODAS AS SERVIDORAS/ESTAGIARIAS AGRADEÇEM A COMPREENSÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE NOVA ESPERANÇA.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

4º Congresso da CONFETAM/CUT já é sucesso total

Quarta - Feira, 26 de Agosto de


Antes mesmo do início, o 4º Congresso da CONFETAM/CUT que traz como tema O Ramo dos Municipais construindo o Serviço Público que o Brasil precisa já é um sucesso.


Isso se evidencia na preparação do grande evento que mostra revigorada força ao mobilizar todo o Brasil em torno da consolidação do quarto maior ramo da CUT Nacional: nós, que fazemos a CONFETAM!


Vejam a nossa força: mais de 170 delegados/as inscritos/as representando 125 sindicatos espalhados por 19 estados brasileiros!
Realmente nós estamos conquistando cada vez mais nosso lugar e nosso poder de intervenção na vida nacional em cada município onde temos trabalho de base.
E pensar que estamos apenas no começo...


Maria das Graças Costa

Presidente da CONFETAM


..............................................................................


SISMUNE também participa do 4º Congresso da CONFETAM/CUT


A vice-presidente do SISMUNE, Edenilce Lima, faz parte da delegação paranaense que participa do Congresso e já se encontra em Brasília.


Edenilce, leva as reivindicações dos servidores do Paraná e contribuirá para o fortalecimento das lutas dos servidores publicos municipais em nivel nacional.

Na semana que vem estaremos repassando as principais decisões e encaminhamentos aprovados no Congresso.


"SOMOS CUT, SOMOS FORTE"

Vitória: diplomas da Vizivali serão reconhecidos


Acabamos de ser informados pelo governador Roberto Requião e pelo Instituto Federal Tecnológico do Paraná (Ifet) que foi fechada uma proposta definitiva para resolver o problema que afeta cerca de 35 mil professores que fizeram o Curso Normal Superior da Vizivali em todo o Paraná.
Essa informação veio logo após conversa que tivemos, sobre o mesmo assunto, com a professora Eunice Alberton, representante dos professores da região sudoeste.
O Ifet vai oferecer uma complementação de 200 horas-aulas, validando os estudos já ofertados no Programa da Vizivali. A proposta é de que os alunos façam as disciplinas de libras e de avaliação dos impactos da Provinha Brasil, e a previsão é de que a complementação seja feita no sistema semipresencial, com até 15 presenças efetivas em sala além de aulas a distância.
Logo após a realização de uma grande assembleia em Francisco Beltrão, em maio, com a participação de cerca de 4 mil professores, foi solicitado ao Ifet pela própria Vizivali e por várias lideranças do nosso movimento, que realizasse um estudo no sentido de encontrar uma alternativa para esse problema que se arrasta há vários anos.
Devido a interesses e conflitos relativos à validação dos diplomas, foi decidido somente anunciar essa solicitação ao Ifet, quando a solução estivesse definitivamente consolidada. Fato que se deu no dia de hoje.
O governador Requião informou-me pessoalmente que gravou entrevista para a TV Educativa, que irá ao ar ainda hoje, explicitando a proposta que será encaminhada ao Ministério da Educação. O governador já conversou por telefone com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que teria manifestado a sua concordância sobre a proposta apresentada.
Essa vitória dever ser comemorada por todos, mas deveremos nos manter vigilantes e mobilizados até que seja oficializada pelo ministro Fernando Haddad.
Os professores sabem que tal conquista é resultado de um longo esforço de praticamente dois anos, período em que, por meio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a qual presido, e com o apoio de milhares de professores que fizeram o curso, de lideranças que se juntaram nessa luta e de vários parlamentares, realizamos várias ações: aprovamos por unanimidade Projeto de Lei de minha autoria para que os diplomas fossem registrados; também por unanimidade, derrubamos o veto aposto pelo governo do Estado; realizamos várias audiência no MEC em Brasília; também promovemos audiência públicas na Assembleia Legislativa; e aprovamos moções de apelo entregues ao ministro Haddad e ao Presidente Lula.Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia, continuo ao lado dos professores nessa luta, que agora comemoramos com essa vitória, e quero colocar o meu mandato à disposição de todos para prestar qualquer informação sobre o andamento do caso.
Parabéns a todos.
Um abraço fraterno.
Deputado Péricles
Fonte: Assessoria do mandato do Dep. Péricles

MALY BENATTI LAVA AS MAOS

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2009

MALY BENATTI LAVA AS MAOS
Assim como Pilatos lavou as mãos antes de condenar Cristo, a Prefeita Maly Benatti (PMDB) lava suas mãos com relação à aprovação ou não das contas da administração de Gerson Zanusso (PDT) do ano de 2004.
Em reportagem do dia de hoje em O Diário Maly deixa claro, Para ela, essa é uma decisão que cabe somente à Câmara.
“Não depende de mim.”
Mas conversas se ouvem que o grupo que apóia a Prefeita Maly Benatti não quer que os vereadores votem contrario ao parecer do Tribunal de Contas mesmo que com isso possa prejudicar inúmeros servidores.
Porque com isso Gerson continuaria com seus direitos políticos preservados.De outro lado tem um grupo que preza pelos direitos políticos do antigo prefeito, mas que também visa o funcionário, que esta de olho nas percas que eles poderão a vir sofrer.
Vereadores hoje deram entrevista a Radio Tâmara FM, e já começaram as discussões, estavam na radio os vereadores Xandy Zacharias e Prof Cláudio da ala de apoio a administração e pelas falas podemos ver que estarão aprovando o parecer do Tribunal, de outro lado estavam os vereadores Junior Alberton e Vera do PT ambos votarão contrários ao Tribunal.
Amanha a reunião esta marcada para as 18:30, nas dependências da câmara municipal, e a discussão será longa, mas o importante é o funcionário estar la defendendo o seu direito.
Postado por CARLOS ROBERTO
Fonte: Jornal Eletrônico Nesp On Line
AGORA LEIA O COMENTARIO DO SECRETARIO DO GABINETE(CARGO COMISSIONADO) DA PREFEITA MUNICIPAL, A MATÉRIA DO BLOG NESP ON LINE.

1 comentários:
DIOGO / TEDY disse...
A PREFEITA MALY NÃO ESTA LAVANDO AS MÃOS, MAIS SIM DEIXANDO CLARO A POPULAÇÃO QUE COMPETE AO PODER LEGISLATIVO A DECIDIR. ELA E O VICE - PREFEITO ESTÃO DISPOSTO A RESOLVER ESTA SITUAÇÃO MAIS OS VEREADORES "DA OPOSIÇÃO" PARECE QUE NÃO. POIS NA EDIÇÃO DO DIA 26 DE AGOSTO O PROGRAMA TAMARA NOTICIAS FOI PALCO DE UM DEBATE ONDE OS VEREADORES COLOCARAM SUA OPINIÕES, O QUE MAIS ME CHAMOU A ATENÇÃO FOI A VEREADORA VERA DIZER QUE "QUEM NUNCA MATOU!" EU DIGO QUE EU NUNCA MATEI, AGORA PORQUE NÃO DIZER QUE O EX-PREFEITO GERSON NÃO FEZ UM ATO SECRETO AQUI EM NOVA ESPERANÇA EM?PRIMEIRO CONCEDE UM AUMENTO DE 8,2% NUM PERIODO QUE NÃO É PERMITO POR LEI POR SER PERIODO POS ELEIÇÃO E EM FORMA DE DECRETO E DEPOIS O EX-PREFEITO DEVOLVE O DINHEIRO DE SEU AUMENTO ME PERGUNTO PORQUE ELE GERSON ZANUSSO NÃO AVISOU OS FUNCIONÁRIOS. HUMMMMMM SÓ PORQUE O CANDIDATO QUE ELE APOIAVA PERDEU AS ELEIÇÕES OS FUNCIONÁRIOS PAGOU O PATO.ME CHATEIA OUVIR UM DEBATE ONDE OPOSIÇÃO QUER VER O SR GERSON NA PRÓXIMA ELEIÇÃO E OS FUNCIONÁRIOS QUE SE DANE PRA DEVOLVER O DINHEIRO.AGORA FICO FELIZ QUANDO VEJO VEREADORES DEFENDENDO OS DIREITOS DOS FUNCIONÁRIOS E DE TODA A POPULAÇÃO NOVAESPERANCENSE E MAIS CONTENTE QUANDO VEJO O PODER EXECUTIVO EMPENHADO A RESOLVER TUDO PERANTE O TRIBUNAL E COM CLAREZA PARA OS FUNCIONÁRIOS.
26 de Agosto de 2009 18:37

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

CARTÃO VERMELHO AOS VEREADORES !!!!!

SERVIDORES VAMOS FAZER COMO O SENADOR SUPLICY


VAMOS DAR CARTÃO VERMELHO AOS VEREADORES QUE VOTAREM CONTRA OS SERVIDORES PÚBLICOS

Reajuste de 8,2% preocupa prefeitura


Luiz de Carvalho
carvalho@odiariomaringa.com.br

“O que for preciso fazer para proteger os servidores, dentro da legalidade, será feito”. A afirmação é da prefeita de Nova Esperança (a 55 km de Maringá), Maly Benatti (PMDB), sobre a votação que a Câmara fará amanhã das contas referentes ao exercício de 2004, quando o então prefeito Gerson Zanusso concedeu aumento salarial de 8,2% aos servidores municipais sem autorização do Legislativo, acima dos índices de inflação e em período eleitoral.

A prefeita disse estar preocupada com a situação, pois há um parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendando a reprovação das contas de Zanusso, uma vez que o aumento teria contrariado a Constituição Federal ao ser concedido por decreto e dentro de um período eleitoral. Além disso, o Tribunal considera que o então prefeito incorreu em erro ao não fazer a aplicação recomendada dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com a prefeita, essa é uma situação inédita na história de Nova Esperança e coloca os vereadores em situação difícil, pois se aprovarem as contas de 2004 estarão regularizando um erro, se reprovarem, estarão contrariando os interesses dos servidores, que correm o risco de ter que devolver dinheiro aos cofres públicos.

Segundo ela, na hipótese do parecer do Tribunal ser rejeitado pela Câmara e, por conseqüência, as contas do ano de 2004 serem aprovadas, a atual administração fica impedida de regularizar o reajuste indevidamente concedido.

“Vamos acatar o que for decidido pela Câmara e confiamos que os vereadores estão estudando a melhor alternativa para acabar essa confusão criada há cinco anos”, diz Maly.

Para ela, essa é uma decisão que cabe somente à Câmara. “Não depende de mim.”

A prefeita disse entender a preocupação de alguns servidores e da entidade que os representa. “Os servidores são nossos parceiros, estão empenhados para realizar bem o seu trabalho e não podem ser prejudicados nessa história, não podem responder por erros que não foram cometidos por eles.”

Decisão

O presidente da Câmara, Fábio Tsutomo Iamamoto (PR), convocou os vereadores para sessão extraordinária nesta quinta-feira, às 18h30, para votar as contas do exercício 2004.
Por enquanto não está decidido se a sessão será aberta ao público.

O Regimento Interno da Câmara determina que sessões desse tipo sejam abertas.

Mas há uma orientação do Ministério Público para que se evite aglomerações de pessoas em ambientes fechados por causa da gripe A.
Fonte: Jornal O Diario de Maringa

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Funcionários da prefeitura correm risco de ter que devolver dinheiro

Cidades Polêmica Criado 24/08/2009 16h59 / Atualizado 24/08/2009 16h59

Servidores acham que foram envolvidos em uma disputa política entre o grupo que está na prefeitura e o ex-prefeito


Luiz de Carvalho
carvalhoo@odiariomaringa.com.br

Os mais de 900 servidores da prefeitura de Nova Esperança (a 55 quilômetros de Maringá) podem ter que devolver parte dos salários que receberam nos últimos cinco anos se os vereadores votarem favorável ao parecer do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recomendando a reprovação das contas da prefeitura relativas ao exercício de 2004. A devolução aos cofres públicos será de aproximadamente R$ 1.500 por cada salário mínimo que receberam.

O imbróglio é resultado de uma decisão do ex-prefeito Gerson Zanusso, que em 2004 deu aumento aos funcionários em período eleitoral, acima da inflação e sem autorização da Câmara. Pela lei eleitoral, administradores públicos não podem conceder aumentos ou reajustes salariais no período que vai de três meses antes até três após eleições. O aumento de 8,2% foi assinado em novembro, com data retroativa ao início do mês.

Vereadores sob pressão
A situação que está tirando o sono dos funcionários da prefeitura deixa em situação difícil também os nove vereadores, que terão que desagradar um lado, qualquer que seja a decisão. Se aprovarem o parecer do TCE, tornarão inelegível o ex-prefeito Gerson Zanusso, agora filiado ao PDT, e ficarão mal com os servidores que sofrerão no bolso o peso da decisão. Se aprovarem as contas, contrariarão o Tribunal e ainda ficarão mal com o grupo da prefeita Maly Benatti (PMDB), que quer Zanusso inelegível para que não possa tentar voltar à prefeitura nas eleições de 2012. As pressões de um lado e outro são visíveis. Na sexta-feira, por exemplo, quando os vereadores fariam sessão extraordinária para votar a matéria, o Sindicato dos Servidores Municipais (Sismune) convocou toda a categoria, comércio e entidades para se fazerem presentes na Câmara. Como a sessão foi suspensa, espalhou a conversa que foi uma estratégia para esconder os fatos da comunidade, pretendendo fazer às pressas o julgamento em uma sessão às escondidas.

De acordo com o presidente do Legislativo, Fábio Tsutomo Iamamoto (PR), a sessão foi adiada porque há uma orientação do Ministério Público para que se evite aglomerações de pessoas em ambientes fechados, como medida de prevenção contra a gripe A (H1N1). Com a convocação do sindicato, as dependências da Câmara ficariam lotadas, aumentando o risco de contágio. A Câmara vai permanecer fechada até o dia 30.

“Os servidores não podem ser penalizados por uma disputa meramente política”, diz o presidente do Sismune, Wagner Melhado Bera. “Nós trabalhamos e não recebemos nada que não tivéssemos direito”. Segundo Bera, os servidores não têm como devolver tanto dinheiro, até porque não teve culpa nessa confusão. “O sindicato já acionou sua área jurídica para que entre com recurso no caso de os vereadores reprovarem as contas do exercício de 2004.

O vereador Dorival Borejo (PDT), que defende que a Câmara deve contrariar o Tribunal de Contas para não penalizar os servidores, acredita em uma solução pacífica com base no bom-senso dos vereadores. “O ex-prefeito não desviou recursos, não endividou a prefeitura e não teve qualquer benefício político, até porque a eleição já tinha passado quando ele deu o aumento”, explica, “então não temos que fazer os servidores pagarem por um erro que eles não cometeram”.

O ex-prefeito Gerson Zanusso não foi localizado ontem pela reportagem do O Diário.
Fonte: Jornal O Diario do Norte do Paraná.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Você conheçe o TEDDY ???????



PERGUNTARAM A DIREÇÃO DO SISMUNE SE CONHECIA UM TAL DE TEDDY???

Resposta:
PARA O SISMUNE TEDDY É UM BICHINHO QUE VIVE NO FUNDO DO MAR, NÃO É MESMO XUXA !!!

Prefeitura de Curitiba, chefias serão avaliadas pelos servidores

A prefeitura de Curitiba, deve publicar, na próxima terça-feira, o decreto que institui os procedimentos para mapeamento de competência das chefias. A medida vinha sendo cobrada há tempos pela diretoria do Sismuc, uma vez que os servidores eram avaliados pelas chefias, mas não tinham a oportunidade de fazer o mesmo.
Esta questão fez parte, inclusive, das pautas de reivindicação das últimas campanhas de luta da categoria.

Uma reunião realizada na última quarta, no edifício Delta, contou com a participação de diretores do Sismuc e tratou do mapeamento. Eles fizeram questão de ressaltar que se garantisse o direito ao sigilo dessas avaliações para que não houvesse nenhum tipo de represália de chefias que se sentirem incomodadas. Ou seja, as chefias não saberão quem são e nem quantos servidores participaram das avaliações.
Também assegurou-se que os sindicatos terão acesso aos dados da pesquisa.

As avaliações devem iniciar em setembro e os resultados devem ser divulgados em outubro.

Imprensa Sismuc

Professores discutem caso Iesde/Vizivali em Maringá



A Câmara Municipal de Maringá foi palco no último sábado (22) de um novo debate entre os professores que participaram do curso de capacitação do Iesde/Vizivali, mas que ainda não receberam o diploma. O curso foi ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu, do município de Dois Vizinhos.O deputado estadual Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, esteve presente ao encontro.

Na Assembleia, Péricles coordena uma comissão especial criada para defender os direitos dos professores, que segundo ele, se inscreveram no programa de boa fé.“Algumas turmas, formadas desde 2005, aguardam pelo menos há quatro pelo diploma de graduação superior.

Uma injustiça com esses profissionais que se dedicaram para concluir o programa e agora estão sendo prejudicados nas suas carreiras, com dificuldades para assumirem vagas em concursos, sem direito a elevação de padrão, o que ocasiona perda salarial, além do desgaste emocional que estão sofrendo,” afirma.O curso de capacitação estava amparado em pareceres do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE-PR), que autorizou o credenciamento da Vizivali para oferecer o Programa de Capacitação, a partir de 2003.

O próprio Conselho renovou a autorização, depois de dois anos, para o programa ser ofertado a mais turmas. Mas o Conselho Nacional de Educação questionou a legalidade do Conselho no Paraná em deliberar sobre cursos a distância, o que acabou gerando o impasse.

O objetivo do encontro foi ouvir as propostas dos professores para que sejam apresentadas ao ministro da Educação, Fernando Haddad, em Brasília. Péricles explica que uma das sugestões é de estabelecer uma complementação que deverá ser analisada pelo Ministério da Educação.

No início desse mês, a Assembleia aprovou um requerimento, de autoria de Péricles e do deputado Reni Pereira (PSB), para que o Tribunal de Contas (TC) do Paraná não aplique qualquer medida de orientação, punição ou advertência às prefeituras que mantêm contratados professores formados pelo programa da Vizivali.

Os prefeitos estão preocupados, pois a falta do registro dos diplomas deixa os contratos pendentes de regularização.O requerimento pede que o TC aguarde o julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), ajuizada pelo governador Roberto Requião no Supremo Tribunal Federal, contra os efeitos da Lei Estadual 16109, de maio deste ano, que determina o registro dos diplomas para os participantes do programa da Vizivali em todo o Paraná.

A presidente da Associação dos Professores do Paraná (APP-PR), Marlei Fernandes de Carvalho, o evento foi realizado para que os professores soubessem qual o andamento dos procedimentos que estão sendo feitos para resolver o problema.

Ela acredita que a solução mais próxima seja a possibilidade do MEC aprovar uma complementação à distância do conteúdo que faltou para regulamentar o curso realizado pelo Instituto Federal do Paraná.

"CRECHES FECHADAS" MAIS UMA VITÓRIA DOS TRABALHAD@RES

COERÊNCIA

A mais de uma semana a direção do SISMUNE, vinha solicitando verbalmente o fechamento completo dos Centros Municipais de Educação Infantis de Nova Esperança (Creches), as autoridades competentes.
Finalmente no começo da noite do dia 21/08 (Sexta-feira), tivemos a noticia de que a prefeita Maria Angela Silveira Benatti (PMDB) ouviu a reivindicação do sindicato e optou pelo fechamento completo das CMEIs, a partir do dia 24/08, como vem sendo adotado para toda a rede pública municipal.
O SISMUNE, encaminhou uma representação no Ministério Público solicitando o fechamento das CMEIs e organizou uma Comissão de Professora dos CMEIs, para falar com o Secretário da Educação, Edno Guandalin, e passar a verdadeira realidade do que vem acontecendo com relação a proliferação do Vírus da Gripe A, e que tanto os funcionários como as crianças que continuam frequentando correm grandes riscos.
A VIDA EM 1º LUGAR
O SISMUNE, continua acompanhando o quadro clinico da atendente de creche que se encontra internada no Hospital Santa Rita, na UTI, em Maringá, vítima do Vírus da Gripe A.
O ultimo boletim médico relatou de que houve uma pequena melhora na capacidade pulmonar, mas que a paciente continua sedada e respirando com ajuda de aparelhos e inspira forte cuidados.
"SISMUNE A VOZ DO SERVIDOR"

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

SESSAO CANCELADA, VIRUS H1N1 OU PRESSAO POPULAR?

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2009

Segundo palavras do Presidente da Camara de Vereadores Fabio T. Iamamoto, a sessao tao polemica foi cancelada devido o acumulo de pessoas que teriamos na camara, todos os funcionarios ja estariam se movimentando para assistir a sessão com isso haveria um numero grande de pessoas,contrariando segundo ele uma determinaçao federal que indica que nao se deve ter aglomerações para evitar entao o contato, impedindo assim a contaminaçao com o virus H1N1. Segundo ele o cancelamento da sessão nao teria sido movida por cores partidarias ou ate mesmo por lado politico, "estamos pensando na saude das pessoas".
PRESSÃO POPULAR
O que vimos hoje na cidade foi uma movimentação, em todas ruas, comercio, local publico e ate na radio, o unico assunto era a sessao extraordinaria da câmara municipal, segundo informaçoes reunioes estavam acontecendo para que os vereadores pudessem votar pela nao aprovaçao das contas de 2004, no qual a nao aprovaçao acarretara na perca dos direitos politicos do entao prefeito Gerson Zanusso. Mas algumas lidenças de nossa cidade querem realmente que Gerson possa se tornar inelegivel porque sabem o poder que tem na mao para a disputa das eleiçoes em 2012. A convocação do SISMUNE fez com que os funcionarios publicos municipais buscassem informações sobre a reunião e declarando que estariam la. Com o numero grande de funcionarios entao teriamos uma grande pressão sobre os vereadores. Queria tanto saber quem estava do lado do funcionario! agora vamos esperar a proxima data.
Fonte: Jornal Eletrônico Nesp On Line

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SISMUNE SOLICITA FECHAMENTO IMEDIATO DAS CRECHES

"Uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil Lúcia Nonciboni, do Distrito de Barão de Lucena em Nova Esperança – PR, no dia 12/08/2009, foi ao médico consultou-se e recebeu o atestado de afastamento.

Como seu quadro clínico piorou, foi internada no Hospital Municipal e logo transferida para o Hospital Santa Rita, em Maringá, onde foi diagnosticado, que a mesma estava contaminada pelo Vírus Influenza A H1N1.

A professora continua internada em estado grave.
Diante deste fato, e do risco iminente dos servidores públicos lotados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Creches) e das crianças que freqüentam os estabelecimentos, requeiro a suspensão das atividades em todos os CMEIs do município de Nova Esperança – PR, pelo mesmo período adotado pelo Comitê Municipal da Gripe A, as escolas municipais."
Parte do Ofício que foi enviado ao Promotor de Justiça, Nivaldo Bazotti, no dia 21 de Agosto de 2009.

SESSÃO POLÊMICA NA CÂMARA DOS VEREADORES

O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NOVA ESPERANÇA,
CONVOCA
TODOS OS SERVIDORES E SERVIDORAS, PARA PARTICIPAREM DA SESSÃO EXTRAORDINARIA DA CÂMARA DOS VEREADORES, NESTA SEXTA-FEIRA DIA 21 DE AGOSTO, ÀS 20:00.
A SESSÃO IRÁ TRATAR SOBRE A APROVAÇÃO OU NÃO DAS CONTAS DA PREFEITURA DO ANO DE 2004, QUANDO FOI FEITA UMA REPOSIÇÃO SALARIAL AOS SERVIDORES DE 8,2%.
DEPENDENDO DA DECISÃO DOS VEREADORES OS SERVIDORES PODERÃO TER QUE DEVOLVER VALORES AOS COFRES PÚBLICOS.
SENDO ASSIM É DO NOSSO INTERESSE SABER COMO SERÁ O DESFECHO DESTA POLÊMICA.
À DIREÇÃO DO SISMUNE

Projeto de Lei institui o “Dia do Funcionário de Escola” no Paraná

20/08/2009 - ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

O deputado estadual Professor Lemos protocolou nesta quarta-feira (19/08), na sessão da Assembleia Legislativa, projeto de lei instituindo o “Dia do Funcionário de Escola” no calendário oficial do Estado do Paraná.
A data escolhida, 07 de agosto, marca a publicação no Diário Oficial da União da Lei 12.014/2009, sancionada pelo Presidente Lula no mês de julho, a qual reconhece os funcionários de escola como profissionais da educação.
Para o Secretário de Funcionários da APP-Sindicato José Valdivino de Morais a data é a mais acertada, pois representa um marco na luta dos funcionários de escola no processo de reconhecimento e valorização da categoria como sujeitos do processo educativo em nosso país.
O projeto de lei de Lemos ainda prevê a inclusão do Dia do Funcionário de Escola no calendário escolar da rede estadual de ensino, da mesma forma como o Dia do Professor, incentivando atividades de reflexão, comemoração e luta nas escolas.
“Nosso objetivo é muito maior do que simplesmente uma data alusiva aos funcionários de escola, mas demarcar a luta histórica dessa categoria e sua efetiva contribuição para a construção de uma educação de qualidade em nosso Estado”, afirma o deputado Lemos.
O projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia para posteriormente ser apreciado e votado pelos deputados e deputadas paranaenses.

Assessoria do Mandato

Solução para o “caso Vizivali” está próxima, afirma Professor Lemos



O deputado estadual Professor Lemos anunciou, nesta terça-feira (18/ 08), a proximidade de uma solução definitiva para a situação dos mais de 30 mil professores que ainda não tiveram seus diplomas registrados após a conclusão do programa de formação de docentes do IESDE/VIZIVALI.


O Instituto Federal do Paraná – IFPR, em consonância com o MEC e o Conselho Nacional de Educação e, em parceria com o Governo do Paraná, está finalizando um projeto de curso de complementação à distância, gratuito, a ser realizado em tele-salas instaladas em diversos municípios do Paraná.Lemos recebeu a confirmação de um Diretor do IFPR sobre a proximidade da oferta do curso, quando agradeceu o empenho da Instituição na solução deste problema que atingiu um grande número de trabalhadoras e trabalhadores da educação paranaense.


Assessoria do Mandato

CARTA ABERTA AOS PARANAENSES QUE CURSARAM CNS – CURSO NORMAL SUPERIOR PELA VIZIVALI/IESDE


CONVOCAÇÃO

Já se passaram cinco anos da formatura da primeira turma do Curso e até a presente data não há nenhuma garantia do registro dos diplomas para o universo dos 35.000 paranaenses que acreditaram no Programa oferecido pela Vizivali/IESDE. Desde 2007 com o posicionamento do Conselho Estadual de Educação, o mesmo que autorizou o Programa, que as dificuldades surgiram. Muitos boatos de que tudo estava resolvido, mas o fato é que não há nenhuma possibilidade real de dissolução do caso. Alguns esforços foram feitos, como a aprovação de Lei Estadual garantindo a todos o direito de recebimento do diploma, que foi vetada pelo Governador no início de 2008. No exercício de 2008 foi formada comissão na tentativa de negociação com o Conselho Nacional de Educação e o MEC, mas não houve avanço significativo, porém foi sutilmente sugerido que se resolvesse na esfera estadual. Os Deputados derrubaram o veto do Governador e a Lei voltou a vigorar, possibilitando acabar com todo sofrimento. Porém o Governador entrou com uma Adin - Ação Direta de Inconstitucionalidade e está no aguardo da resposta do Supremo. Diante destes fatos o SISMUNE (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e Uniflor), SISMUP (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paiçandu), SISMMAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá) e APP – Sindicato – Regional de Maringá, convidaram todos os deputados estaduais, prefeitos da Região da Amusep e outras autoridades, inclusive os representantes legais das instituições que ofereceram o curso, e vêm por meio da presente, CONVOCAR TODOS para participarem do DEBATE PÚBLICO em defesa dos 35.000 (trinta e cinco) mil Professores Públicos municipais e estaduais, que cursaram o Normal Superior, oferecido pela VIZIVALI/IESDE, no período 2003/2005 e 2005/2007, e que até a presente data não receberam seus diplomas. Vocês que estão sofrendo em conseqüência disso, desgaste emocional, psicológico e moral, bem como correndo risco de prejuízo profissional, e também poderá impactar diretamente o sistema educacional das escolas municipais e estaduais do Paraná.
CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS
DATA: 22 de agosto de 2009
LOCAL: Câmara Municipal de Maringá
HORÁRIO: 9:00 horas

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

LYGIA PUPATTO AO GOVERNO DO PARANÁ


Deu na coluna do Molina, no Indústria e Comércio:


Dr. Rosinha defende candidatura de Lygia Pupatto ao governo


Quando o assunto é a disputa pelo governo em 2010, o PT apresenta correntes diferentes. Além de algumas lideranças defenderem o apoio à aliança com o PDT para promover a candidatura do senador Osmar Dias, outros petistas querem apostar na candidatura própria. O deputado federal Dr. Rosinha declarou nesta segunda-feira (10 de agosto) que defende o nome de Lygia Pupatto, Secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Na Roseli Abrão, do Hora H News:
A lista é maior
Não são 17, mas 20 os palacianos que pretendem disputar as eleições no ano que vem. Ficaram fora da lista divulgada nesta coluna, no final de semana, a secretária de Ciência e Tecnologia, Ligia Pupato, do PT; a coordenadora da Região Metropolitana de Londrina, a ex-deputada Elza Correia, do PMDB, e o presidente do Tecpar, Aldair Rizzi, do PMDB. Todos os três irão em busca de uma cadeira na Assembléia Legislativa.

FALECEU PEDRO ZANUSSO EX-PREFEITO DE NOVA ESPERANÇA

PEDRO ZANUSSO
Nascido a 30 de julho de 1914, quando a primeira guerra mundial se iniciava na Europa. O berço foi Pitangueiras, São Paulo. Com 5 anos de idade a família se muda para Ipiguá, onde o pai durante 6 anos tocou empreitada de café. Com o dinheiro conseguido nas boas colheitas consegue comprar um sitio de 30 alqueires em José Bonifácio, São Paulo. Ali em Jose Bonifácio, Pedro Zanusso se casou com dona Filomena Monaro com quem teve 7 filhos. Basílio, Gerson, Yolanda, Aparecida, Jose, Senobelinoo e Pedro. Em 1951, por causa da saúde prejudicada pelo calor na região busca terras mais frias: “ ouvi dizer que o Paraná era frio. Então mudamos pra cá “ – diz Pedro.Então veio pra Nova Esperança e se estabelece na Avenida Brasil onde por sete anos toca o armazém. Era muito querido entre os clientes, emprestava sem cobrar juros e vendia barato, mas não pensava em política. Em 1956 é levado por Cláudio Fumagalli a se candidatar a Prefeito. Enfrenta forças políticas formada por cinco partidos e o Dep. Jose T. da Silveira. Vence nas urnas o futuro Deputado Miran Pirih. Governa de 1956 à 1960. Constroe como Prefeito, 32 escolas pelo município, entre elas a Ana Rita de Cássia. Organiza as ruas e estradas da cidade e município. Tapou os “areiões” com 70 homens usando terra roxa cria condições de trafegar; 40 mil metros de meio fio, tubos de água, iluminou a cidade com os motores de 600hp. Sem cobrar um tostão do município. Comprou uma moto niveladora e fez 40 mil metros de asfalto. Instalou a escola técnica de contabilidade, cujo primeiro diretor foi Gerson Zanusso. Contou sempre com o apoio da Câmara Municipal, destacando o vereador e presidente da câmara Municipal que assumia a prefeitura na ausência de Pedro, Adelício Fagundes Dias. Comenta Sr Pedro “sofria muito com a erosão foram 4 anos de chuva... eu fazia as barragens de dia e de noite vinha a chuva e levava tudo” ( dados retirados da REVISTA O REGIONAL de comemoração de 50 anos de Nova Esperança).Na manha de hoje recebemos a noticia de mais um pioneiro de nossa cidade que nos deixa, Pedro Zanusso foi acima de tudo um cidadão que foi apaixonado por Nova Esperança, mesmo não tendo nascido em nossa cidade, depois que se instalou nunca mais deixou nossa cidade.Lembro muito claramente a época de campanha política no qual era candidato fui fazer visita a casa da família Zanusso e vi uma cena que muito me impressionou Pedro e toda família sentada a mesa ele ao centro e todos ao redor, aquilo me comoveu muito porque hoje não vemos cenas como essas, e aos 94 anos ele cumpria com rigor as tradições da família. Pedro Zanusso criou filhos que se dedicaram a política e foram homens que honraram o nome Zanusso tendo visto o filho Basílio que foi Deputado Estadual por 8 legislatura e Gerson que foi um dos prefeitos que mais se destacaram em nossa cidade. Pedro deixa seus amigos e familiares e uma cidade que tem respeito e carinho pelo homem que foi. E abaixo segue uma frase que Pedro disse que ficara na historia : “ NÃO SOU DIFERENTE DE NINGUEM SOU APENAS UM CIDADAO COMUM, IGUAL AOS OUTROS, APENAS NÃO ME CONFORMO COM A CORRUPÇAO QUE EXISTE NOS MEIOS GOVERNANTES”.
Fonte: Blog Nesp Online

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Secretaria da Saúde divulga quadro da Gripe A


Notícia de 17/08/2009,
10:43:22hrs
Fonte: Prefeitura de Nova Esperança

A Secretaria Municipal da Saúde de Nova Esperança divulgou para esta semana, o quadro epidemiológico da Gripe A no município.

De acordo com a Secretária da Saúde Adriana M. Santoro o atendimento dos casos de gripe continuam centralizados no Hospital Municipal.

Os casos que necessitarem de internamento serão acomodados na sala de isolamento para acompanhamento do quadro e são coletadas amostras de secreção nasofaríngea que são encaminhadas para o Lacen (Laboratório Central) em Curitiba.

Se necessário o médico efetua o pedido em 2 vias do medicamento TAMIFLU, fornecido pela 15ª Regional de Saúde em Maringá.

Foram feitas notificações de 61 suspeitos até a presente data esses suspeitos estão sendo monitorados através de ficha epidemiológica pelos profissionais da equipe Estratégica Saúde da Família com visitas domiciliares para acompanhamento da evolução do quadro.

De todos os 61 casos suspeitos 3 foram confirmados pela Secretaria da Saúde, que já estão sendo acompanhados. Dentre os casos confirmados esta uma gestante e uma criança de 2 anos.

No dia 14 de agosto a Secretária da Saúde realizou uma reunião com autoridades de diversos segmentos do município para relatar como o município vem trabalhando para o combate da gripe A.

Nesta reunião foram tomadas algumas decisões juntamente com o Secretário da Educação Edno Guandalin como o retorno das aulas para rede municipal somente para o dia 24 de agosto.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

ESTRADA DA IVAITINGA EM NOVA ESPERANÇA ABANDONADA O POVO DA IVAITINGA NÃO MERECE!!!!

TERCEIRA VÍTIMA DA GRIPE A EM MARINGÁ CONFIRMADA

A confirmação do falecimento do garotinho de três anos acontecida no último sábado em Maringá, que frequentava o CMEI José Rodrigues, faz aumentar a preocupação do SISMMAR quanto à segurança dos servidores e servidoras lotados nos CMEIs.
Embora já solicitado pelo sindicato o fechamento dos CMEIs a administração Municipal insiste em deixá-los em funcionamento. O sindicato irá insistir pelo fechameno.
Em Nova Esperança, a Direção do SISMUNE, solicitou verbalmente ao Secretario da Educação que os CMEIs fossem fechados completamente. Até o momento os CMEIs, continuam funcionando. Estaremos protocolando oficialmente solicitação de fechamento dos CMEIs.

SISMUNE CONTINUA EM ALERTA GERAL

APÓS FORTE MOBILIZAÇÃO, DA DIREÇÃO DO SINDICATO, COMISSÃO DE NEGOCIAÇÃO E COLETIVO DO MAGISTÉRIO, A PREFEITA MALY BENATTI(PMDB), SINALIZOU QUE RECEBERÁ O SINDICATO NO INÍCIO DE SETEMBRO PRÓXIMO.
A INFORMAÇÃO FOI TRAZIDA PELA VEREADORA VERA (PT), QUE TAMBÉM PROCUROU A PREFEITA PARA INTERVIR E SOLICITAR QUE A PREFEITA RECEBESSE O SINDICATO PARA ABRIR O DIÁLOGO SOBRE AS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES DE NOVA ESPERANÇA.
A PREFEITA DISSE QUE PRECISA CONVERSAR COM TODO O SECRETARIADO DE SEU GOVERNO E DEPOIS RECEBERÁ O SINDICATO EM SEU GABINETE.

ATÉ O COMEÇO DE SETEMBRO CONTINUAREMOS EM ALERTA e mobilizados caso não sejamos recebido, chamaremos ASSEMBLÉIA GERAL, com a pauta PARALISAÇÃO.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SISMUNE reivindica 50% de gratificação aos Secretários das Escolas Municipais

O SISMUNE, protocolou novamente requerimento onde pleiteia a concessão de gratificação de 50% aos servidores que exercem o cargo secretários de escolas municipais.

O requerimento é uma reivindicação antiga dos auxiliares administrativos que atuam como secretários.

Veja abaixo o ofício do SISMUNE:

Veja a resposta da Prefeitura a reivindicação dos Secretarios Escolares:

Apesar da Secretaria da Administração INDEFERIR o requerimento, a Diretoria do SISMUNE, junto nossa Assessoria Jurídica continuará os encaminhamentos para convencer a Prefeita Maly Benatti, de que as gratificações são justas e que não há impedimentos constitucionais para conceder tal benefícios aos Secretarios e Secretarias Escolares Municipais.


O SIMUNE ENCAMINHOU OFICIO EM 2012, CONTINUANDO A LUTA. CLIQUE AQUI E ACOMPANHE.


Lula sanciona lei que valoriza funcionários de escolas públicas

A partir desta sexta-feira, 7 de agosto, funcionários das escolas públicas de todo o Brasil, devidamente habilitados, passam a ser oficialmente reconhecidos como educadores. A lei 12.014 / 2009 foi sancionada ontem (6) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada hoje no Diário Oficial da União. “É um momento histórico para a educação brasileira. Finalmente, esses profissionais tiveram sua dignidade resgatada”, comemora Roberto Leão, presidente da CNTE.

A sanção da lei, cujo texto foi mantido na íntegra pelo presidente da República, ocorreu menos de um mês após o Projeto ter sido aprovado no Senado. Ela modifica um dos artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96), discriminando as categorias de trabalhadores que se devem considerar profissionais da educação, mediante a formação em cursos reconhecidos.

“Agora, o novo desafio é exigirmos a aplicabilidade da legislação e cobrar do Ministério da Educação maior empenho no desenvolvimento do Projeto Profuncionário e a criação de cursos superiores para as áreas de apoio escolar”, afirma Leão. Ele diz que a sanção sem vetos da lei 12.014 valoriza mais de um milhão de trabalhadores em educação, e “é um incentivo à formação profissional dos funcionários de escolas, para que tenham o merecido valor na contribuição da melhoria da educação brasileira”.
CNTE, 7/8/2009

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Licença Maternidade 180 dias, cada vez mais perto !!!

O SISMMAR protocolizou em Curitiba o Agravo de Instrumento No. 604272-4, na Terceira Câmara Cível, solicitando a revisão do despacho dada em primeira instância pelo Juiz Substituto da 6ª Vara Cível Belchior Soares da Silva.
O desembargador Rabello Filho que é o relator do referido processo, reformou o despacho dado pelo juiz acima citado e concedeu liminar favorável para que a servidora em questão passe a gozar do direito de 180 dias de licença maternidade e não 120 como diz a lei municipal em vigor. Com isso fica cada vez mais evidente que o prefeito deva enviar de imediato o projeto de licença maternidade de 180 dias para a Câmara Municipal.
Você pode clicar aqui para ler na íntegra. Eis parte do texto:
3. Verifico existir relevância na fundamentação posta no agravo, em ordem a autorizar a antecipação da tutela recursal pretendida, porque, em princípio, por tratar-se de direito fundamental, a concessão do benefício não se submete à discricionariedade do administrador público.
3.1. Além disso, as normas que versem sobre direitos e garantias fundamentais são aplicadas de forma imediata, nos termos do artigo 5.º, parágrafo 1.º, da Constituição Federal, razão pela qual, em tese, a inexistência de legislação municipal estipulando os termos para usufruir de referido direito não pode obstar sua efetiva aplicação.e ainda:
4. Daí porque, presente como também está o risco de dano, defiro, em antecipação de tutela, a pretensão recursal (CPC, art. 527, inc. III, c/c art. 558), até decisão definitiva desta Corte, para o fim de determinar a prorrogação da licença-maternidade da agravante pelo prazo de 60 dias.
A diretoria do SISMMAR parabeniza a advogada Gisele Veneri pelo brilhante trabalho.
Em Nova Esperança o requerimento do vereador Dorival Boregio(PDT) e Fabio Iamamoto(PR)(Presidente da Camara Municipal) que aumenta a LICENÇA MATERNIDADE para 180 dias aguarda sanção da Prefeita Maly Benatti (PMDB). O requerimento foi aprovado por unanimidade na Câmara.
Varias servidoras (mães) já protocolaram requerimento para a concessão da licença, mas até a data de hoje não foram respondidas.
"Se for preciso o SISMUNE também entrará na Justiça para proteger o direitos destas servidores e de seus bebês", declarou o presidente do sindicato, Wagner Bera.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Servidores municipais ameaçam começar greve - Matéria Veiculada no Jornal O Diário

Cidades Nova Esperança Atualizado Terça-feira, 04/08/2009 às 02h00

Juliana Daibert
daibert@odiariomaringa.com.br

Há um mês sem resposta da prefeitura ao ofício com a pauta de reivindicações, inclusive a campanha salarial deste ano, o Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Esperança (Sismune) pode paralisar as atividades.

É o que afirma o presidente da entidade, Wagner Melhado Bera. “Nós só queremos conversar, mas não houve qualquer pronunciamento por parte da prefeita Maly Benatti ou de outro representante da administração. Desconhecemos o motivo do silêncio”, diz ele.

De acordo com Bera, a lei orgânica do município estabelece à prefeitura o prazo de 15 dias para responder qualquer requerimento, mas até ontem o sindicato continuava sem saber a posição oficial da prefeitura ao ofício protocolado no dia 3 de julho.

O presidente do Sismune comenta que dois deputados se dispuseram a intervir em favor do sindicato para viabilizar a conversa. “Se for preciso vamos
pedir apoio até do padre”, diz Bera.

Entre as reivindicações do sindicato definidas na assembléia de 17 de junho estão a publicidade das negociações, reenquadramento dos pisos salariais, recuperação de 24,25% das perdas salariais (de 1995 a 2003), novos pisos salariais, auxílio alimentação e pagamento de licenças-prêmio vencidas.

Em Curitiba desde ontem, a prefeita Maly Benatti (PMDB) não foi encontrada para comentar a situação. Já a secretária de Administração, Célia Vieira, afirma que as portas da secretaria nunca foram fechadas para o sindicato. “A mim nunca procuraram, mas não posso dizer se a prefeita recebeu ou não o ofício”.

Segundo Célia, a prefeita passou as duas últimas semanas em compromissos fora de Nova Esperança, o que pode ter motivado o atraso da resposta ao Sismune. O sindicato garante vai marcar uma assembléia para decidir se haverá paralisação, protesto ou estado de greve.
Acesse a matéria no Jornal O Diário

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Vídeo liga auxiliar do governo Bush ao Tamiflu e critica alarmismo da mídia

SAÚDE

Num vídeo de pouco mais de 9 minutos publicado na internet, o argentino Julián Alterini aborda os antecedentes da gripe A (H1N1), a gripe aviária e as relações obscuras entre o ex-secretário de Defesa dos EUA durante o governo George W. Bush, Donald Rumsfeld, e corporações farmacêuticas.
A produção critica a cobertura dos meios de comunicação de todo o mundo sobre o assunto.
Assista aqui:

Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=CcgCBiyGljM
Para se informar sobre a gripe A: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534