quarta-feira, 31 de março de 2010

Plano de Carreira do Magistério ainda não chegou nas mãos das professoras

A reunião que seria para a apresentação da proposta de adequação do plano de carreira do magisterio não aconteceu de fato.

O assessor contratato pela Prefeitura, Dr. Perez, expôs que o plano praticamente já esta pronto, mas o que impede sua implantação hoje é o índice da folha de pagamento da Prefeitura que entrou em estado de alerta, segundo um parecer do Tribunal de Contas.

Perez comprometeu-se de encaminhar o que já trabalho no plano para que os professores e o sindicato pudessem intervir no processo, caracterizando assim um procedimento verdadeiramente democrático, principio este imprescindivel para que o plano tenha validade.

Explicou também que o Piso Salarial Nacional deve ser imediatamente pago aos professores pois existe esta obrigatoriedade a todos os gestores dos estados e municipios.

A proposta da administração para conclusão e implantação das adequações do palno de carreira seria em torno de 2 meses, para que o municipio recuperasse a arrecadação (que esta baixa, segundo a adminstração) para que ai então os professores fossem comtemplados com um plano que viesse de encontro aos anseios dos professores e que não comprometesse a folha de pagamento da Prefeitura.

Como a lei do Piso(11.738/2008) estabeleceu claramente a data da conclusão das adequações do Plano de Carreira do Magistério, em 31/12/2009 e este prazo não foi cumprido e também não foi concluido até a presente data, a Direção do SISMUNE, a pedido dos professores protocolou hoje, 31/03/2010, o ofício em que requer uma data especifica de quando será concluido os trabalhos, estabelecidos na Lei do Piso dos Professores.

CLIQUE NO DOCUMENTO ABAIXO E LEIA O OFÍCIO NA ÍNTEGRA

segunda-feira, 29 de março de 2010

Promulgada a Lei do "Dia do Funcionário de Escola"

No próximo dia 7 de agosto, os funcionários de escolas terão um motivo de comemoração. Foi promulgada a Lei que institui no calendário oficial do Estado do Paraná o "Dia do Funcionário de Escola". A lei é de autoria do então deputado estadual, atual secretário de Políticas Sindicais da APP, professor José Lemos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

ATENÇÃO: REUNIÃO DO PLANO DE CARREIRA ADIADA

A reunião para apresentação da propsota de readequação do Plano de Carreira dos Professores foi transferida para o dia 29/03 (segunda-feira), às 15:00 , na Câmara Municipal de Nova Esperança.

DIA NACIONAL DE LUTA PELAS 30 HORAS DA ENFERMAGEM

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, está convocando os trabalhadores da enfermagem do país a comparecerem em massa na Câmara Federal, no dia 13 de abril, às 10 horas, para cobrar a imediata votação do projeto de lei que estabelece em 30 horas a jornada de trabalho da categoria (PL 2295).

O objetivo da convocação, de acordo com Neri, é também sensibilizar os parlamentares para que aprovem em definitivo o PL 2295, visto que o projeto tramita no Congresso a mais de dez anos. As entidades representativas da enfermagem creditam esta demora ao lobby feito pelo setor privado que é contrário a aprovação.

Segundo Manoel Carlos, além da pressão política, as entidades vão esclarecer aos parlamentares que o projeto de Lei 2295 não onera o setor público e privado da forma como estão divulgando, pois confundem o PL que trata da jornada de trabalho com o do piso salarial. "São projetos distintos. Estão sendo utilizados juntos para desinformar e com intuito de confundir para que seja rejeitado. Isso a enfermagem brasileira não vai permitir", avisou.

A jornada de trabalho de 30 horas para os trabalhadores da enfermagem já existe em alguns estados e municípios por iniciativas próprias. Em Natal, por exemplo, a Câmara Municipal acabou de aprovar um projeto nesse sentido. As categorias da enfermagem querem apenas que a lei seja estendida para todos os trabalhadores do setor no país. São aguardadas caravanas de todos estados, assim como ocorreu em março do ano passado quando mobilizaram mais de três mil profissionais de enfermagem para uma audiência pública que ocorreu na Câmara Federal, considerada pelos parlamentes como a maior manifestação dos últimos vinte anos naquela casa.


Fonte: Conselho Federal de Enfermagem

quinta-feira, 25 de março de 2010

Apresentação da Proposta de readequação do Plano de Carreira dos Professores de Nova Esperança

Nesta sexta-feira,dia 26/03 , às 15:00, nas dependências da Câmara Municipal de Nova Esperança,estará sendo apresentado aos professores do municipio de Nova Esperança, a proposta de readequação do Plano de Carreira do Magistério.

Vamos acompanhar de perto todo este processo !!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

REUNIÃO COM PROFESSORES APOSENTADOS

ATENÇÃO

REUNIÃO COM PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE PROCESSO DO REENQUADRAMENTO DO ANO 2007

Data: 23/03/2010 (Terça-feira)

Horário: 17:00

Local: Sede SISMUNE (Av. Rocha Pombo, 666)


sexta-feira, 19 de março de 2010

FPM de Nova Esperança segue aumentando progressivamente em 2010

CLIQUE NA TABELA E CONFIRA

Fonte: Tesouro Nacional

Trabalhador forçado a fazer horas extras será indenizado por assédio moral

Escrito por Expresso da Notícia

19/03/2010

A 6ª Turma do TRT-MG reconheceu o assédio moral sofrido por um reclamante, que recebia ameaças de perder o emprego, caso se recusasse a fazer horas extras. Além de ter que conviver com as constantes ameaças, o trabalhador ainda era vítima da conduta abusiva do superior hierárquico, que agia de forma velada para transformar o local de trabalho em ambiente hostil.

SISMUP organiza servidores para a Camapnha Salarial 2010

Hoje (19), os servidores municipais de Paiçandu realizaram uma manifestação, defronte à Prefeitura de Paiçandu, entre 11h45 até às 12h30. Esse expediente vai ser repetido até na próxima quarta-feira.

Já na quinta-feira (25), todo o funcionalismo deverá parar, a partir das 13 horas, enquanto representantes do SISMUP se encontram, no mesmo horário, com o prefeito Vladimir da Silva e os assessores dele.

A paralisação terá continuidade, caso as reivindicações não sejam atendidas.

Aqui estão as reivindicações do funcionalismo municipal, propostas na Assembléia Geral realizada em 25/01/2010, que ainda não foram atendidas.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Prefeita Maly Benatti recebe SISMUNE e Coletivo do Magistério em seu gabinete




A Direção do SISMUNE e mais de 40 professoras estiveram presente no Ato de entrega da Carta de Reivindicações do Magistério Municipal que foi protocolada e lida para todos os presentes.

O presidente do SISMUNE, Wagner Bera, expos a situação em que se encontram os professores, destacando a Paralisação Nacional pelo Piso Nacional do Profissionais da Educação, feita no dia 16/03, com grande adesão tanto no Paraná, quanto no Brasil.

A carta foi entregue em mãos a prefeita pela professora Aparecida Caeiro, representando todas as professoras do quadro do magistério.

A agilidade na readequação do Plano de Carreira e Salários foi o principal foco da reunião, pois 3 meses antes da eleição não é possivel conceder aumento salarial aos servidores públicos.

"A garantia de pagamento dos valores retroativos com relação a progressão de 6% e dos salarios é um ponto fundamental para que possamos trabalhar me paz nas escolas, caso contrario teremos que paralisar as atividades para lutarmos por nossos direitos", reforçaram as professoras.

A prefeita leu todos os pontos e disse que entende as dificuldades das professoras e que encaminhará ao Secretario de Educação os pontos para serem solucionados.

A categoria mostrou força e maturidade no Ato, decepicionando algumas pessoas que desprezam a organização e a força dos trabalhadores e trabalhadoras.

A reunião contou com a presença dos vereadores: Vera (PT), Boreggio (PDT), Graça Bordim (DEM) e Poca (PMDB), que já estão comprometidos nas melhorias do plano de carreira das professoras.

Continuaremos atentos acompanhando a readequação do Plano de Carreira em todos os momentos, pois a nossa luta é permanente, concluiram as professoras.

O dia 17 de Março passa a ser um marco histórico na luta dos Professores de Nova Esperança

quarta-feira, 17 de março de 2010

Regulamentação da Licença Maternidade é aprovada na Câmara Muncipal

Na última sessão (15/03) da Câmara Muncipal de Nova Esperança, foi aprovada em 1ª votação, por unanimidade, a mudança no Estatuto dos Servidores de Nova Esperança, que altera para 180 dias a licença- maternidade as servidoras municipais.

O projeto ainda deve passar pela 2ª votação e provavelmente a dispensa da 3ª votação, seguindo então para a sanção da prefeita Maly Benatti ( PMBD).

Com a sanção da prefeita, não será mais necessario o Sindicato entrar com os mandados de segurança, que tem garantido o direito dos 180 dias as servidoras lactantes.

O SISMUNE, agradeçe o apoio de todos os vereadores na defesa da ampliação da licença maternidade e em especial ao vereador Dorival Boreggio (PDT) que apresentou o 1º requerimento, a pedido do sindicato, para a ampliação da licença.

Sem dúvidas esta é mais uma vitória nesta longa batalha trava com o executivo municipal, que sempre se recusou a conceder o beneficio as suas trabalhadoras e seus filhos.

PARABÉNS À CLASSE TRABALHADORA

Agroindústria massacra trabalhadores no noroeste do Paraná


Fonte: Imprensa CUT-PR Data: 10/03/2010

Denúncias de abusos cometidos por patrões infelizmente fazem parte do cotidiano da atuação sindical. Os relatos que chegam à CUT costumam gerar revolta aos dirigentes, já que usualmente são calotes nos trabalhadores e assédio moral. Recentemente chegou à Central um caso que causou perplexidade. Trata-se das condições as quais são expostos os trabalhadores da Agroindustrial Parati, empresa localizada no município de Rondon [região noroeste do Paraná] e responsável pela produção dos Frangos Pramin.

Audiência assegura apoio do MEC para a aplicação do piso do magistério

CNTE avalia positivamente o Dia de Paralisação Nacional

O Dia de Paralisação Nacional pela implantação do PSPN (16) foi marcado pela audiência da CNTE com o Ministro da Educação Fernando Haddad, visando o cumprimento da Lei 11.738 por todos os gestores públicos do país. A necessidade de um amplo entendimento institucional que garanta homogeneidade de interpretação sobre o valor e a fórmula de correção do PSPN foram os pontos de destaque da conversa.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Carta do SISMUNE aos vereadores e à comunidade informa sobre as reivindicações dos professores municipais


No dia 16, educadores (as) de todo o país estarão realizando um dia nacional de mobilização pelo piso salarial nacional dos professores. Um direito alcançado, a duras penas, após uma luta de 180 anos. No entanto, apesar desta conquista, os governos da maioria dos Estados e municípios recusam-se a cumprir a Lei do Piso.

Em Nova Esperança, dia 17 de março a partir das 16:30, nós professores, paralisaremos as atividades escolares para entregar uma carta de reivindicações para a Prefeita Municipal.

Lutamos por uma educação que beneficie a todos, que ajude a criar uma sociedade democrática e livre, e que, acima de tudo, contribua com a construção de um mundo melhor, pautado pelas relações de justiça, solidariedade e igualdade. Assim, estamos enviando esta carta para chamar a atenção dos vereadores e da sociedade para a pauta de reivindicação dos educadores do município de Nova Esperança. Mas vale destacar que não se trata apenas de dinheiro, trata-se de Justiça e qualidade na Educação de nossas crianças.



Reivindicações:
Para que nosso município continue progredindo na qualidade do ensino, colocamos abaixo nossas reivindicações:

1. Melhores condições de trabalho;

2. Garantia da hora-atividade desde o início do ano letivo, de acordo com a LDB;

3. Cumprimento da lei 1.499/2002, Art. 28, que garante a progressão dos 6% a partir do dia 1º de março;

4. Agilidade na readequação do plano de carreira, para a valorização dos profissionais da educação;

5. Implantação do Piso Salarial Nacional (PSN), segundo os cálculos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que garante vencimento básico de R$ 1.312,85 por 40 horas semanais.
Direção do SISMUNE e Coletivo do Magistério

6. Gestão democrática em todos os níveis.

Nova Esperança, 15 Março de 2010.

quarta-feira, 10 de março de 2010

VACINA DA GRIPE A (H1N1)

A secretaria municipal de saúde está se preparando para a campanha de vacinação contra a Gripe A.

- GESTANTES: 22/03 A 07/05

- POPULAÇÃO DE 6 MESES A 2 ANOS: 22/03 A 02/04

- DOENTES CRÔNICOS* (EM ESPECIAL, DABÉTICOS, CARDIOPATAS, DENÇAS RESPIRATÓRIAS, IMUNODEPRIMIDOS): 22/03 A 02/04

- POPULAÇÃO DE 20 A 29 ANOS: 05/04 A 23/04

- POPULAÇÃO MAIOR DE 60 ANOS COM COMORBIDADE: 24/04 A 07/05

- POPULAÇÃO DE30 A 39 ANOS: 10/05 A 21/05

*Os doentes crônicos só tomarão a vacina perante atestado médico.

Qualquer dúvida entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica 3252-1209

Fonte: Blog Nova Esperança em Saúde

terça-feira, 9 de março de 2010

Guarda Municipal de Curitiba conquista aumento salarial, assista o vídeo!!!

A Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sismuc lançou o vídeo “Valeu a pena”, a respeito da greve dos guardas municipais. O resultado pode ser conferido clicando aqui.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher surge durante a Conferência das Mulheres Socialistas ocorrida na Dinamarca, em 1910. Vários são os fatores que levaram a escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional e, tudo indica que a data foi estabelecida posteriormente, talvez após a Revolução Russa. Vamos aos acontecimentos para entendermos melhor o Dia Internacional da Mulher, não como dia de festa e sim como dia de estudo sobre a criação do Dia e sobre as condições de trabalho e vida da mulher contemporânea.

Primeiro fato foi a greve das mulheres operárias de uma fábrica de tecido (tecelãs) que se registra ter ocorrido em 1857, em Nova Iorque-EUA, no início da Revolução Industrial. Os registros indicam que elas trabalhavam até 16 horas/dia e reivindicavam uma carga horária para 10 horas/dia, melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens, além de tratamento digno dentro das fábricas. Registra-se que a repressão policial foi exagerada e mais de 100 mulheres morreram queimadas dentro da fábrica. Há dúvidas sobre os motivos do incêndio. Se provocado ou se resultado das péssimas condições de instalação das fábricas.

O segundo fato ocorre também em Nova York, 50 anos depois. Nova greve entre 22 de novembro de 1909 a 15 de fevereiro de 1910 (ver este e demais fatos).

O terceiro fato ocorreu 25 de março de 1911. Foi um grande incêndio resultado das péssimas instalações das fábricas têxteis. Morreram 146 pessoas, sendo 125 mulheres. Como as portas da fábrica estavam fechadas para evitar dispersão dos trabalhadores na hora do almoço, ninguém conseguiu escapar, resultando numa catástrofe indescritível.

O quarto fato remete á Revolução Russa. Vários pesquisadores, entre eles a canadense Renée Cote e a espanhola Ana Isabel Álvarez González observam que no “dia 8 de março 1917 (23 de fevereiro no Calendário Juliano), trabalhadoras russas do setor de tecelagem entraram em greve e pediram apoio aos metalúrgicos”, levando ao surgimento da data de 08 de março.

Hoje, portanto, não é dia de festa e sim de reflexão e análise sobre as condições de trabalho da mulher, em qualquer parte do mundo, por meio da realização de conferências, debates e reuniões, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual: baixo salários, jornada de trabalho, violência sexual e psicológica, entre outros.

Fonte: Blog Elias Brandão

Adolescente morre e outros três ficam feridos durante evento em Nova Esperança

Vanessa Bellei
bellei@odiariomaringa.com.br

Um adolescente de 17 anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas durante evento em Nova Esperança (distante 45 quilômetros de Maringá), denominado "Som automotivo", na noite deste domingo (7). Uma briga generalizada com disparos de arma de fogo teria provocado a morte e deixado outros feridos.

O jovem João Gabriel Dourado dos Santos morreu no local. Ele foi atingido por uma bala no tórax. Seu pai, Sérigo Paulo dos Santos, de 39 anos, foi baleado no pescoço e encaminhado para o Hospital Universitário de Maringá. Silvio Aparecido da Silva, de 21 anos, foi atingido de raspão, por uma bala, na cabeça e no braço. Paulo Sérgio Santos Peres, de 28 anos, foi ferido por uma arma branca no braço. Os dois foram encaminhados para o Hospital Sagrado Coração de Jesus, sem risco de morte.

Segundo informações da Polícia Militar de Nova Esperança, os organizadores do evento fugiram. Os autores dos disparos ainda não foram identificados. A polícia investiga o caso para tentar localizar e prender os envolvidos.

Fonte: O Diario do Norte do Paraná

Regulamentação da Licença-Maternidade 180 dias, hoje na Sessão da Câmara Municipal de Nova Esperança

O SISMUNE, convoca todas as servidoras municipais para acompanharem, hoje 08/03, no dia Internacional da Mulher, o requerimento de regulamentação dos 180 dias de licença-maternidade para as servidoras públicas municipais.

A Câmara Municipal já deu entrada para mudança no Estatuto dos Servidores, através de uma bem sucedida articulação da direção do SISMUNE, que vem desde 2009, reivindicando esta mudança na lei municipal.

Mais do que nunca é preciso estamos mobilizados e acompanhando os trabalhos dos vereadores e também da adminstração atual da Prefeitura.

A mudança no estatuto poderia estar mais adiantada, mas o Jurídico da Prefeitura aparenta não ter prioridade neste assunto.

O SISMUNE continua entrando com mandados de segurança, para garantir os 180 dias, as servidoras gestantes e a juiza continua concedendo as liminares.

Lamentamos que os cofres públicos continuem tendo que pagar por não termos a regulamentação no estatuto, mas não abriremos mão de um direito tão importante como o de amamentar nossos filhos, comentam as servidoras que já estão usufruindo da licença de 180 dias, através de liminar da Justiça.

No dia Internacional da Mulher nada melhor que exercitarmos nossa cidadania, na conquista dos direitos da trabalhadoras.

PARABÉNS A TODAS AS TRABALHADORAS E COM CERTEZA A LUTA CONTINUA!

sexta-feira, 5 de março de 2010

VITÓRIA DOS TRABALHADORES

Convenção 151 da OIT é aprovada na Comissão de Relações Exteriores do Senado

Articulação da CUT foi fundamental para aprovação do projeto

A capacidade de articulação e mobilização da CUT resultou em mais um importante passo para a democratização das relações de trabalho no Brasil.

Depois de uma audiência com integrantes da direção executiva da Central, o relator da ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), senador Geraldo Mesquita (PMDB-AC), resolveu pautar o projeto em votação na Comissão de Relações Exteriores do Senado.

O resultado foi a aprovação unânime do relatório na manhã desta quinta-feira (4). O próximo passo será o encaminhamento para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e posteriormente, para o Senado. Por fim, ela volta à Câmara dos Deputados, onde já foi aprovada em outubro de 2009.

A 151 foi uma das bandeiras que a Central lutou para incluir na 6ª Marcha da Classe Trabalhadora, em novembro do ano passado, em Brasília. Ela garante o direito de organização e negociação dos servidores públicos e prevê pontos como: proteção contra os atos de discriminação que acarretem violação da liberdade sindical em matéria de trabalho; independência das organizações de trabalhadores da função pública face às autoridades públicas e proteção contra atos de ingerência das autoridades públicas na formação, funcionamento e administração das organizações de trabalhadores da função pública.

Luta histórica dos trabalhadores – A organização no local de trabalho é pauta histórica da central desde o seu nascimento. Em 2006, a ratificação foi uma das deliberações do 9.º Congresso Nacional da CUT (Concut).

No ano seguinte, em encontro com o presidente Lula ao final da 4.ª Marcha da Classe Trabalhadora, as centrais cobraram o envio da 151 para o Congresso, fato que ocorreu em 2008.

Para o presidente da CUT, Artur Henrique, a ratificação iniciará uma grande discussão a respeito da organização no local de trabalho. “Isso abre um debate sobre a forma de organização do funcionalismo, não apenas em âmbito federal, mas também nos estados e municípios.”

Segundo Denise Motta Dau, Secretária Nacional de Relações de Trabalho da CUT e uma das representantes da Central, ao lado dos diretores executivos Pedro Armengol e Antônio Lisboa, no encontro com o senador Geraldo Mesquita, a intervenção deve ocorrer agora junto ao presidente da CCJ, o senador Demóstenes Torres. “Nossa próxima ação será agendar uma audiência com ele para que ele se posicione de forma favorável à rápida tramitação do projeto”,

Pressão total – Armengol acredita que mantida a mobilização dos trabalhadores, a ratificação deve ser votada nos próximos 30 dias. “A aprovação da 151 na Comissão de Relações é uma grande conquista porque fica admitida a legitimidade da convenção. A classe trabalhadora deve manter a pressão sobre os senadores na capital federal para que aprovem ainda neste ano o direito de negociação e organização dos servidores”, comentou.

Desde o início da semana, a CUT e as demais centrais promovem uma ocupação do Congresso Nacional em defesa de bandeiras como a 151 e a redução da jornada de trabalho.

Até o final de abril, os dirigentes estarão presentes no aeroporto de Brasília e visitarão os gabinetes dos parlamentares para entregar os pontos de pauta e destacar a necessidade de avançar na construção de um Estado democrático, algo sempre importante em anos eleitorais.

http://www.cut.org.br/

quinta-feira, 4 de março de 2010

Sinsep requer medidas de prevenção contra gripe H1N1

A direção do SISMUNE protocolou na Prefeitura de Nova Esperança, ofício requerendo medidas de prevenção contra a Gripe H1N1. Nova Esperança teve alto inidice de pessoas contaminadas e mortes, em comparação a cidade de maior população.

CLIQUE NO OFICIO ABAIXO E LEIA

quarta-feira, 3 de março de 2010

Servidores dizem que foram humilhados em perícia

Luiz de Carvalho

Quatro boletins de ocorrência foram registrados na Polícia Civil contra a Prefeitura de Uniflor (a 53 quilômetros de Maringá) por funcionários públicos municipais que dizem ter sido humilhados durante uma perícia médica determinada pela administração municipal.

Os servidores dizem também ter sido ameaçados e obrigados a trabalhar sem condições de saúde para isso.

A perícia foi para oito servidores que estão afastados do trabalho por problemas de saúde, como epilepsia, câncer, depressão, Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e outras doenças. Segundo os servidores, o clima de animosidade começou pela intimação que receberam, com um trecho em negrito ameaçando que “o não comparecimento acarretará na nulidade do atual atestado médico e as faltas serão consideradas injustificadas e serão descontadas”.

De acordo com os servidores, fatos estranhos aconteceram no dia da audiência que, ao invés de acontecer em um hospital ou posto de saúde, foi realizada no gabinete do prefeito, onde foi instalada uma maca.

“As pessoas que nos examinaram usavam roupas comuns e em nenhum momento se identificaram como médicos”, lembra a funcionária de serviços gerais Nilza Matias da Silva. “Eles nos trataram com brutalidade e ficaram ironizando nossas doenças”, completa.

Segundo Nilza, que é epilética e faz tratamento com médicos em Maringá e está afastada do trabalho na prefeitura há quatro anos, os peritos levantaram a roupa dela sem qualquer aviso, dizendo que era para verificar se ela tinha hematomas no corpo. “Fiquei constrangida; eles podiam ter pedido e eu mostraria o que quisessem, mas não precisavam erguer minha roupa”.

Os peritos, segundo a servidora, ainda fizeram ironias. “Disseram que se eu fosse realmente epilética teria que ter várias marcas pelo corpo, não se casaria e não poderia ter filhos.”

A administração municipal ainda não foi notificada sobre as ações e informou que em momento algum funcionários foram humilhados ou receberam ameaças.

De acordo com o diretor da Divisão de Recursos Humanos, Edson de Carvalho Nunes, é normal as prefeituras verificarem a veracidade de atestados médicos que mantêm servidores afastados do trabalho por muito tempo.

“A perícia é um procedimento normal e servidor que não estiver em condições de voltar ao trabalho poderá continuar afastado, outros, que não tiverem condições de exercer suas antigas funções, mas puderem fazer outros trabalhos, mais leves, são aproveitados em outras áreas”, afirmou.

Fonte: O Diario do Norte do Paraná

Guardas conquistam aumento do piso e greve é suspensa

Mobilizações continuam para resolver pendências e retorno à greve não está descartado
Os guardas municipais aprovaram hoje à noite, por unanimidade, a suspensão da greve. A deliberação foi tomada em assembleia, após reunião de negociação na qual representantes da prefeitura ofereceram uma nova proposta com piso salarial de R$ 850, a partir de abril deste ano. O aumento de 19,57% ainda está longe do exigido pela categoria (R$ 1,3 mil), mas representa um avanço se comparado à primeira proposta apresentada de 6%.
Na avaliação da diretoria do Sismuc o resultado da greve deve ser comemorado, mas esse seria ainda o primeiro passo para as questões ainda pendentes da pauta de reivindicações entregue em novembro do ano passado. A principal conquista da categoria não estaria simplesmente nas questões salariais alcançadas, mas principalmente na organização. A união dos guardas em torno das reivindicações e a disciplina deles em relação à greve teriam demonstrado uma mudança significativa no perfil da categoria.

Plano de cargos
Algumas questões, no entanto, ficaram pendentes e devem ser resolvidas em novas reuniões. Conforme compromisso assumido pela administração, um novo plano de cargos, carreiras e salários será elaborado, desta vez com a participação de uma comissão de representantes dos guardas municipais. As reuniões devem ocorrer a partir de abril.

Dias parados
Também ficou definido que, a princípio, os guardas não terão descontos nos salários até o próximo dia 19, em função dos dias parados. Os membros da comissão de negociação dos guardas reafirmaram, por diversas vezes, durante a negociação, que não existem determinações legais para que a prefeitura execute os descontos. Como forma de compensar os dias parados, foi proposto pelos trabalhadores a reposição de horas extras. Sobre isso ainda não há acordo. Essa questão será discutida em nova reunião prevista para o dia 12 de março.

Quadro especial
Por fim, um dos pontos que continua pendente e que ainda preocupa a categoria é a situação dos 179 guardas do chamado quadro especial. Este grupo, com pisos salariais abaixo dos R$ 600, não estão contemplados pela proposta apresentada pela prefeitura. Durante a reunião, o secretário Paulo Schimidt foi cobrado sobre isso, mas foi irredutível em manter este grupo de fora. Como também não foi possível chegar a um acordo, assegurou-se que a situação destes guardas será discutida também em reunião específica no mês de abril.

Na assembleia, por diversas vezes os guardas questionaram a posição da prefeitura em relação aos “especiais” e cobrou-se isonomia, ou seja, que o direito de aumento salarial seja estendido a todos. Por esse motivo, a decisão de suspensão da greve está acompanhada da manutenção de estado de greve. Ou seja, em caso de necessidade os guardas podem voltar à greve para, dentre outras coisas, pressionar a negociação das questões pendentes.

Retomando
Foram nove dias de greve e um mês de vigília promovida pelo Sismuc e por cerca de 1,5 mil guardas municipais. Antes disso, mobilizações com panfletagens, passeatas e debates públicos fizeram parte do calendário de ações coletivas. A indignação da categoria tomou corpo com a morte de quatro guardas no ano passado. Cansados das condições de risco da profissão e da baixa remuneração, os guardas iniciaram o maior movimento já realizado pela categoria desde a sua existência. A última greve havia acontecido em 1994, quando as condições de trabalho eram o tema principal da pauta de reivindicações.

Imprensa Sismuc

terça-feira, 2 de março de 2010

PARTIDO DOS TRABALHADORES SAI DO GOVERNO REQUIÃO

Nota da Executiva do Partido dos Trabalhadores do Paraná


A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores, reunida em Curitiba nesta segunda-feira, dia 1 de março de 2010, analisou o quadro político no Estado do Paraná e considera que:

- Foi acertada a decisão de participar do governo Requião. Consideramos que os secretários estaduais e assessores filiados ao PT exerceram de forma leal e produtiva suas funções, contribuindo para a construção de parceiras com o Governo Federal, que foram importantes e ajudaram para que o Governo do Estado fosse bem avaliado, como é;

- Consideramos que seria adequado o PT e o PMDB continuarem caminhando juntos nas eleições de 2010. Por isso, procuramos por diversas vezes a direção do PMDB, propondo o diálogo para construirmos, juntamente com os partidos aliados do Governo LULA, uma candidatura capaz de vencer as eleições do Paraná e evitar o retrocesso no Estado às praticas políticas de governos como o do período de Jaime Lerner, hoje representada na candidatura do PSDB e seus aliados no Paraná.

- Entretanto as manifestações públicas do governador dificultam o avanço da aliança proposta para 2010.

- Manifestamos, mais uma vez, nossa concordância com a maioria dos programas e políticas públicas do governo estadual, para os quais contribuímos nestes anos de forma decisiva, desde a elaboração e execução até a operacionalização de cada uma delas. Lamentamos que, na área política, a relação esteja cada vez mais difícil. Manter esse tencionamento nos leva, obrigatoriamente, a um rompimento.

- Diante de um conjunto de declarações e posições assumidas pelo governador, a Executiva Estadual do PT do Paraná determina que os filiados que participam do governo Requião deixem os cargos de confiança que ocupam nesta data.

No atendimento desta determinação, os filiados deverão garantir as condições necessárias para que os programas e as políticas públicas em andamento não sofram interrupções, pois temos a responsabilidade histórica com o povo do Paraná que não pode sofrer prejuízos diante desta decisão.

Curitiba, 1º de março de 2010.

Executiva do Partido dos Trabalhadores do Paraná