segunda-feira, 31 de maio de 2010

ANDAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES DAS REIVINDICAÇÕES 2010


SISMUNE

SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE NOVA ESPERANÇA, PRESIDENTE CASTELO BRANCO E UNIFLOR.


CAMPANHA SALARIAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE NOVA ESPERANÇA - PR

ANDAMENTO DAS NEGOCIAÇÕES DAS REIVINDICAÇÕES 2010
III – DAS CLÁUSULAS ECONÔMICAS



1. Política Salarial definida em Lei (Data base no dia 1º de Março)
Prefeitura: contraproposta de data-base em 1º de Janeiro de cada ano.

2. Recuperação das perdas salariais
Prefeitura: colocou para a equipe da Secretaria da Fazenda proposta do SISMUNE de recuperar os salários em pequenos percentuais. A equipe ainda não respondeu a prefeita do que pode ser feito com relação a esta recuperação

3. Novos pisos salariais
Não houve avanços neste ponto, pois a Prefeitura alega baixa arrecadação e nenhuma condição de ajustar os pisos salariais achatados

4. Auxilio Alimentação
Prefeitura: colocou que o ajuste do auxilio alimentação esta vinculado ao aumento do ICMS e que logo chegará ao valor da proposta colocada pelo sindicato.

IV – DAS CLÁUSULAS SOCIAIS E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS

SERVIDORES.

1. O Município reduzirá, em lei, a jornada de trabalho dos servidores municipais para 40 horas semanais, sem redução de salário e sem redução do horário de atendimento à população.
Prefeitura: ficou de encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal, alterando a jornada de trabalho para 40 horas semanais no estatuto do servidor.

2. O Município investirá em capacitação e formação dos servidores do quadro geral e do magistério, conforme necessidade de cada órgão, com a participação dos servidores/trabalhadores na elaboração e execução, conforme consta no Estatuto do Servidor:
Art. 235 – O Município deverá promover cursos de treinamento e especialização profissional para seus servidores, de acordo com as atividades inerentes a cada cargo.

SISMUNE, fez a proposta de mais investimento na capacitação, principalmente dos funcionários do Quadro Geral, através de maior alocação de recurso na LDO para 2011. A LDO tem prazo para aprovação em Setembro de 2010, até lá a Prefeitura fará nova proposta de recurso para capacitação do Quadro Geral.

3. O município publicará tabela de escala de cursos de aperfeiçoamento para os servidores, no mês de janeiro de cada ano.
Prefeitura: acatou a proposta e publicará a tabela de cursos de aperfeiçoamento em Janeiro de 2011.

4. Sobre os cursos de capacitação:
4.1 Para os servidores em cursos de capacitação, o Município fornecerá auxílio transporte, caso o curso seja realizado fora do município;
Prefeitura: acatou a proposta.

4.2 Os cursos de capacitação deverão ser realizados em horário de trabalho;
Prefeitura: coloca que desde que não prejudique o bom andamento dos serviços prestados a população, os cursos poderão ser feitos no horário de trabalho.

4.3 Aos servidores em processo de reabilitação, com restrições ou readaptadas será ampliada a oferta de cursos e demais instrumentos de capacitação para as funções próprias do cargo e da carreira.
Prefeitura: acatou sem restrições a proposta.

5. Maior participação dos servidores no controle do Instituto de Previdência Municipal:
a) O Município realizará Seminário em conjunto com o Sindicato sobre benefícios previdenciários e Regime Próprio de Previdência, abrangendo todos os servidores.
b) O Município publicará informativo mensal sobre a situação financeira e atuarial do IPMNE, bem como a situação patrimonial.
c) O Município enviará aos servidores, a cada trimestre, extrato da situação previdenciária individualizada, conforme normas do Ministério da Previdência.

Prefeitura: colocou que este assunto deve ser tratado diretamente com o Conselho da Previdência Municipal, pois está totalmente desvinculado da Prefeitura.

6. O Município avaliará permanentemente as chefias, garantindo na avaliação a participação dos seus subordinados.
Prefeitura: fez contraproposta de todos os funcionários serem avaliados permanentemente e não somente as chefias. O sindicato colocou que somos avaliados no estágio probatório e que existe no estatuto obrigações que nos avaliam dia-a-dia, e os casos de descumprimento dos deveres deve ser encaminhado dentro dos critérios estabelecidos no estatuto: advertências, sindicâncias, processo administrativos, entre outros. Não houve avanços neste ponto, que ficou para ser estudado melhor e debatido entre sindicato e Prefeitura.

7. O Município realizará cursos e palestras permanentes para capacitar servidores sobre as questões de raça, gênero, deficiência física, dependência química (alcoolismo e outros), orientação sexual e assédio moral no local de trabalho.
Prefeitura: acatou a proposta e ficou decidido que o 1º tema a ser tratado será: “ASSÉDIO MORAL NO LOCAL DE TRABALHO”, em parceria SISMUNE, Câmara Municipal e Prefeitura.

8. O Município interromperá os processos de terceirização de serviços públicos e, em respeito ao inciso II do artigo 37 da Constituição Federal, realizará concurso público para manter quadro de pessoal completo na administração pública.
Prefeitura: garantiu que não existe nenhum tipo de terceirização hoje na Prefeitura.

9. O Município de Nova Esperança, por Lei Municipal, cumprirá o prazo máximo de 15 dias, para que os requerimentos formulados pelos servidores, individualmente ou por meio do Sindicato, sejam respondidos. O não cumprimento deste prazo será caracterizado como desrespeito aos deveres funcionais previstos na Lei, bem como em caso de não manifestação da autoridade competente, será considerada aceitação e ou deferimento tácito do respectivo requerimento.
Prefeitura: tem cumprido com a proposta e comunicou que adquiriu programa de protocolo para cumprir com os prazos legais de respostas aos requerimentos encaminhados a Prefeita Municipal.

10. O município pagará todas as horas extras realizadas e normatizará as escalas extras de trabalho para todos os servidores municipais.
Prefeitura: colocou que está pagando todas as horas trabalhadas e que mantém as escalas em ordem. SISMUNE verificará se está sendo cumprido os pagamentos.

11. O Município corrigirá todos os desvios de função, sem exceções, em prazo pré-estabelecido.
Prefeitura: colocou que não há nenhum desvio de função atualmente, SISMUNE estará verificando permanentemente e solicitando contratação de funcionários suficiente para atender adequadamente a população e não sobrecarregar os servidores.

12. O Chefe do Executivo dará integral cumprimento aos dispostos nas normas existentes, proibindo, nos locais de trabalho da Prefeitura, a realização de propaganda de empréstimos e outros produtos e serviços financeiros, bem como a comercialização dos mesmos.
Prefeitura: já proibiu este tipo de conduta no locais de trabalho e punirá os responsáveis pelo não cumprimento deste dever.

13. O Município normatizará o mecanismo de remanejamento sistemático e anual entre locais de trabalho para os servidores de todas as secretarias, assim como já ocorre na Secretaria Municipal de Educação e sua publicação em todas as secretarias e no RH. Sempre que o servidor for removido/transferido o município notificará por escrito, com antecedência mínima de 15 dias. (este prazo também deve ser regulamentado na forma jurídica adequada)
Prefeitura: colocou que já existe a regulamentação e que o prazo de 15 dias de antecedência não é possível de acatar.

14. O Município realizará o pagamento dos vencimentos dos servidores na instituição financeira e agência indicadas pelo servidor.
Prefeitura: colocou que não pode alterar o contrato com o Banco Itaú até 2012

15. O Município manterá quadro de pessoal suficiente para substituir servidores com Licenças e demais afastamentos.
Não avançou

16. Aos indiciados em Processo Administrativo Disciplinar será assegurado o direito á fruição de férias e licença prêmio assim que encerrada a fase de instrução do processo.
Não avançou

17. O sindicato integrará qualquer comissão que se instalar para rever o estatuto dos servidores municipais de Nova Esperança e Estatuto do Magistério.
Prefeitura: acatou a proposta.

18. Implementação de política de combate ao Assédio Moral no serviço público em parceria SISMUNE, Poder Executivo e Legislativo.
Prefeitura: acatou a proposta.

19. Vale transporte aos servidores que residem fora do município (sede) ou que morem na sede e trabalhem nos distritos de Barão de Lucena e Ivaitinga.
Prefeitura: colocou que não há nenhuma possibilidade de acatar esta proposta atualmente. O SISMUNE manterá esta proposta pois muitos servidores estão pagando para trabalhar no município.

20. Sanção da lei que aumenta licença maternidade de 120 para 180 dias, conforme projeto de emenda do Estatuto dos Servidores Municipais, já aprovado pelos Vereadores deste município e encaminhado ao Poder Executivo.
Prefeitura: colocou que está bem encaminhado e logo sancionará a lei. Não apresentou prazo.

23. Regulamentar o funcionamento do relógio ponto e colocar um aparelho em cada local de trabalho.
Prefeitura: estará regulamentando quando os relógios estiverem funcionando plenamente, pois houve problemas na implantação do relógio atual. A Prefeitura está trocando de empresa. Foi exigido pelo SISMUNE a colocação de relógios ponto, aprovados pelo MTE, através da Portaria 1.510 de 21/08/2010.

24. Criar o cargo de SECRETARIO DE ESCOLA, com remuneração condizente as funções desempenhadas e aproveitar aqueles que já atuam nas secretarias das escolas, e enquadrar no novo cargo.
Prefeitura acatou a proposta de criação do cargo de Secretario Escolar, mas que não aproveitará os atuais secretários que atuam hoje nas escolas. O SISMUNE não aceitará tal proposta, pois não valoriza os atuais ocupantes das secretarias da escolas.

VI. SAÚDE DO TRABALHADOR

SISMUNE apresentou nova proposta, de uma reunião específica, com um técnico de saúde do trabalhador para apresentar e esclarecer a implantação da política de saúde para os servidores.

1. O Município de Nova Esperança investirá na melhoria das condições de trabalho dos servidores, adequando o ambiente de trabalho de acordo com as normas técnicas de ergonomia, medicina e segurança do trabalho.

2. O Município instituirá Comissões Locais de Saúde do Trabalhador a serem eleitas por seus pares para, identificando riscos à saúde do trabalhador, sugerir adequações e participar na definição das políticas de prevenção.

3. O Município realizará exames periódicos de saúde sem despesas para os servidores, estabelecendo protocolo diferenciado por funções de acordo com os dados do mapa de risco, com vistas á prevenção de doenças e tratamento daquelas adquiridas ou agravadas. O Município dará publicidade do nexo causal das doenças identificadas em cada segmento da Prefeitura.

4. O Município desenvolverá pesquisas e analises adotando procedimentos para identificar e reconhecer o nexo epidemiológico quanto ás doenças ocupacionais prevalentes em determinados grupos ocupacionais

5. Com relação à Comunicação de Acidente de Trabalho serão adotadas as seguintes medidas:

5.1 Criar formulário de CAT criando campo próprio para assegurar que a mesma possa ser feita pelo Sindicato da categoria.

5.2 Manter em todos os locais de trabalho profissionais preparados para preenchimento de CAT e informados sobre a importância e necessidade de tal procedimento em todos os momentos que ocorrerem acidentes típicos ou outros a eles equiparados.

5.3 Encaminhamento de CAT sobre LER (Lesões por Esforços Repetitivos) diretamente para Perícia Médica.

5.4 Realizar ampla campanha de conscientização sobre a importância e necessidade da realização de CAT e esclarecimentos de que o registro em si não é reconhecimento da existência do nexo.

5.5 Encaminhar para o Sindicato cópia de todas as CATs Realizadas, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 22 da Lei Federal 8213/91.

6.Implantar CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nos diversos locais de trabalho:
Faz-se necessário a implementação de uma CIPA em cada local de trabalho, com a finalidade de preservação da saúde e da integridade física dos servidores através, principalmente, da prevenção.

7.Fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e Uniformes:
Fornecer EPI, com o fim de proteger a integridade física do servidor, neutralizando ou atenuando a ação do possível agente agressivo.

8. ATESTADOS MÉDICOS:
A Prefeitura deve orientar as chefias, conforme as leis municipais, indicando quais os procedimentos corretos com relação aos atestados médicos: o seu recebimento, o encaminhamento, arquivamento e outros procedimentos, conforme casos específicos. Nenhum servidor será responsabilizado pela substituição do seu posto de trabalho enquanto estiver de atestado médico.



PAUTAS ESPECÍFICAS
Pauta Específica do Setor da Saúde (Hospital Municipal)



ENFERMAGEM:
• Diferencial de valores pagos no fim de semana e feriados;
• Transporte de paciente no horário de plantão com acompanhamento de enfermeira;
• Defasagem de enfermeiras nos finais de semana e feriados;

PORTARIA:
• Uma pessoa para ajudar no atendimento, telefônico, aos pacientes, na digitação das fichas, aos médicos e os funcionários;
• Carga horária excedente ao limite estipulado pelo concurso;
• Compensação pelo serviço prestado aos domingos, feriados e recessos;

ZELADORIA:
• Rever índices de insalubridade por setores do hospital;
• Diferenciação do salário dos postos, outros setores que não trabalham domingos, sábados, feriados e recessos;
• Aumento salarial;
• Horário excedente a carga horária fazemos 180 horas e nos pagam 160 horas;

Prefeitura: Todos os pontos foram acordados com os funcionários do Hospital e resolvidos.


ACE – Agentes de Combate a Endemias

o Melhores condições de trabalho;
o Sala adequada e mobiliada;
o Materiais de trabalho
 Uniformes;
o Horário de acordo com as condições que o município nos oferece;
o Salários compatíveis com a necessidade do serviço, de acordo com o repasse federal;
o Lei municipal para autuar os moradores que não limpam seus quintais e terrenos;
o Linha telefônica especifica para o setor ( Disque-dengue);
o Curso de capacitação;
o Participação em todas capacitações da 15ª Regional de Saúde;

Prefeitura: todos os pontos foram resolvidos.



Quadro do Magistério

Estipular data para a conclusão da adequação do Plano de Carreira do Magistério, conforme a lei do FUNDEB e lei do piso salarial nacional

O SISMUNE entregou a proposta construída pelo sindicato, coletivo do magistério e aprovado em assembléia geral do quadro do magistério.

Prefeitura: encaminhará a proposta à assessoria que está adequando o estatuto e responderá depois da avaliação da assessoria. Sem prazo para conclusão.

A próxima reunião estará acontecendo na primeira quinzena de Julho.
O SISMUNE estudará uma data no mês de Junho para nova Assembleia Geral quando avaliaremos as negociações até o momento.

Mande suas sugestões, critícas e elogios.

terça-feira, 25 de maio de 2010

NENHUM DE NÓS É MELHOR QUE TODOS NÓS JUNTOS.

Bertold Brecht (1898-1956)

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro
Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário
Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável
Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei
Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.



Martin Niemöller, (1892-1984)

Um dia vieram e levaram o meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram e levaram o meu vizinho social-democrata.
Como não sou social-democrata não me incomodei.
Quando vieram buscar os sindicalistas não disse nada
não sou sindicalista
Quando vieram e me levaram já não havia ninguém para se ouvir...

E assim caminha a humanidade, não enxergam que calar-se diante de injustiças somente contribui para que mais injustiças sejam feitas, na verdade, talvez enxergar não seja o problema, talvez a covardia e o medo impeça um ato de companherismo e justiça. Isso sem falar daqueles que possuem o pensamento que está certo mesmo o que está acontecendo, afinal se estivessem no papel de superior também teriam a mesma linha de ação.

Seja como for, diante de pessoas conformadas e silenciosas os perversos se engrandecem e ficam livres para dizimar quem bem entenderem. Se as aflições e os medos fossem superados, e as pessoas reagissem contra mentiras e injustiças, jamais chegaria a vez em que você fosse levado.

Unidos e munidos com a verdade somos mais fortes!

"Gastamos Pouco ou investimos mal?"

O mandato da vereadora Professora Josete realiza no dia 17 de junho, uma quinta-feira, das 08h às 17h, um seminário para debater a qualidade da educação brasileira e os mecanismo de financiamento existentes para se alcançar essa tão almejada qualidade.
As inscrições são gratuitas e limitadas. Haverá emissão de certificado de oito horas para os participantes.

O evento ocorre no Ministério Público do Paraná (Marechal Hermes, 751, Centro Cívico, Curitiba, PR, - próximo ao Museu Oscar Niemeyer).

Mais informações e inscrições pelo telefone 3350-4603 ou pelo email professora.josete@cmc.pr.gov.br.

Indique para seus amigos (as) e conhecido (as)!

Confira, a seguir, a programação completa:

08h
Credenciamento

08h30
Abertura do evento

09h
Tema: De Olho no Orçamento Público – Portal da Transparência CGU
Palestrante : Dany Andrey Secco – Analista de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU)

10h30
Tema : Programa Nacional de Educação Fiscal/ Programa de EDucação Fiscal SEED-PR
Palestrante: Eliana Provenci - Técnica pedagógica matemática - Núcleo Regional Metropolitano Norte

11h15
Debate

13h30
Tema: Qualidade da Educação e Financiamento: Gastamos Pouco ou Investimos Mal?
Palestrante: Luiz Araújo, professor, mestre em políticas públicas em educação pela UNB; secretário de Educação de Belém (1997-2002); presidente do INEP (2003-2004); assessor de financiamento educacional (2004-2006; assessor parlamentar (2007-2009); consultor na área educacional. Atualmente, é consultor educacional da Undime Nacional. Delegado na CONAE (2010).

16h
Debate

Trabalhadores dos Correios param 24 horas na quarta-feira

Manifestação é um alerta à sociedade para o sucateamento da empresa. Trabalhadores são contra os Correios S/A

Os funcionários do Correios do Paraná fazem paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira, dia 26, para defender uma das empresas públicas mais respeitadas do Brasil. Os trabalhadores querem mostrar os motivos de as correspondências não chegarem a tempo aos usuários. A mobilização acontece, simultaneamente, em todos os estados.

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom) realizou, no dia 18, assembleia geral onde a categoria aprovou Indicativo de Greve. Uma nova assembleia na terça-feira (25) define a paralisação de 24 horas.

Os trabalhadores querem mostrar que a população brasileira é vítima de mais um ataque aos Correios. Grandes empresas querem explorar o mercado postal que mais cresce no mundo. “Essa exploração será à custa de cada usuário dos Correios, que ficará sem o atendimento em várias localidades, já que os empresários pensam no lucro, deixando de lado o caráter social da empresa, que está presente em todos os municípios brasileiros”, destaca o secretário-geral do Sintcom-PR, Nilson Rodrigues dos Santos.

Os trabalhadores são vítimas tanto quanto a população. A falta de funcionários está fazendo com que todos trabalhem além dos limites. Essa situação faz o problema ficar ainda mais grave, pois o trabalhador acaba doente, tamanho é a sobrecarga de serviço, sendo obrigado a se afastar de suas atividades, aumentando a falta de funcionários. “Os trabalhadores exigem a contratação de mais funcionários”, diz Nilson.

A tentativa da direção dos Correios é de sucatear o serviço para mudar a opinião pública, que sempre foi defensora da empresa. Essa direção não realiza as provas do concurso, que já contam com mais de 1 milhão de pessoas inscritas.

A categoria busca o apoio da população contra a medida provisória, que pretende homologar a mudança da ECT para Sociedade Anônima, criando os Correios do Brasil S/A. Essa alteração significa o primeiro passo para a privatização. “Empresas privadas poderão comprar ações e pressionar o a governo abrir, definitivamente, para a iniciativa privada”, diz Nilson.

PLR
Os trabalhadores também exigem uma divisão justa na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Hoje, a proposta da empresa é “beneficiar”, os diretores com mais de 40 mil reais, deixando os trabalhadores com pouco mais de R$ 800. “Queremos uma divisão igual. Todos trabalharam para alcançar os lucros recordes. Não está certo dar mais para poucos e uma miséria para muitos”, afirma Nilson. A negociação da PLR continua em Brasília e os trabalhadores não descartam a possibilidade de uma greve geral caso a empresa não altere a distribuição.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

ATENÇÃO: EDUCADORES INFANTIS, PROFESSORES DA ATIVA E APOSENTADOS

O SISMUNE, convoca todos os professores(ativa e aposentados) e Educadores Infantis (creches), para participar:


ASSEMBLÉIA GERAL DO QUADRO DO MAGISTÉRIO
PAUTA: PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO PCCR DO MAGISTÉRIO 2010
DATA: 25/05/2010
HORÁRIO: 19:00 HS
LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA


Obs.: Esta Assembleia terá a finalidade de concluir a aprovação da proposta dos trabalhadores(as) da adequação do Estatuto do Magistério, da professoras, orientadoras educacional e educadoras infantis

terça-feira, 18 de maio de 2010

CNE aprova resolução do Custo Aluno-Qualidade Inicial

PDF
O CNE (Conselho Nacional de Educação) aprovou no início da tarde desta quarta-feira, 5/05, a Resolução 8/2010 que normatiza os padrões mínimos de qualidade da educação básica nacional de acordo com o estudo do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial), desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. O documento é o principal produto do Termo de Cooperação firmado entre a Câmara de Educação Básica do CNE e a Campanha em 5 de novembro de 2008. A Resolução segue agora para homologação do ministro da Educação, Fernando Haddad. 

Além de determinar os insumos fundamentais para garantir a aprendizagem dos estudantes, a norma determina quais serão os percentuais do PIB (Produto Interno Bruto) per capita a serem utilizados anualmente para corrigir o valor do CAQi para cada etapa da educação básica: creche - 39,0%, pré-escola - 15,1%, ensino fundamental urbano de 1ª a 4ª séries - 14,4% (no campo - 23,8%), ensino fundamental urbano de 5ª a 9ª séries - 14,1% (no campo - 18,2%) e ensino médio - 14,5%. 

Com esses percentuais, os valores do CAQi com base no PIB per capita de 2008 são R$ 5.943,60 para a creche, R$ 2.301,24 para a pré-escola, R$ 2.194,56 para o ensino fundamental urbano de séries iniciais (R$ 3.627,12 para o campo), R$ 2.148,84 para o ensino fundamental urbano de séries finais (R$ 2.773,68 para o campo) e R$ 2.209,80 para o ensino médio. 

Avanço histórico - Com a aprovação, o CAQi passa a ser tratado como referência para o financiamento da educação básica pública e como fonte para a definição dos padrões mínimos de qualidade previstos na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) e na Constituição Federal. Assim, servirá como subsídio para que o Ministério da Educação e seus correlatos distrital, estaduais e municipais estabeleçam políticas públicas adequadas para a área. 

Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a aprovação da Resolução é uma conquista histórica para a educação do Brasil e marca uma interlocução saudável entre sociedade civil e o CNE. “É mais um passo rumo à garantia de educação pública de qualidade, com investimentos adequados. Nosso compromisso agora é trabalhar pela homologação do ministro Fernando Haddad”. 

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 06/05/2010.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

ATENÇÃO: EDUCACADORES INFANTIS, PROFESSORES DA ATIVA E APOSENTADOS

O SISMUNE, convoca todos os professores(ativa e aposentados) e Educadores Infantis (creches), para participar:

ASSEMBLÉIA GERAL DO QUADRO DO MAGISTÉRIO

PAUTA: PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO PCCR DO MAGISTÉRIO 2010

DATA: 21/05/2010

HORÁRIO: 19:00 HS

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA

quinta-feira, 13 de maio de 2010

BOATEIROS DE PLANTÃO CONTRA AS MOBILIZAÇÕES DA CAMPANHA SALARIAL 2010

Saiba como rebater algumas das ameaças dos boateiros de plantão contra as mobilizações da Campanha Salarial e de uma possível Greve Geral:

Estágio probatório - Em todas as greves e mobilizações, os servidores públicos em estágio probatório participaram de paralisações. Não há caso de pessoa que tenha perdido o emprego ou sofrido sanção séria por causa disto.

Processo administrativo - Da mesma forma, participação em movimento de trabalhadores nunca gerou processo administrativo contra os servidores.

Informe aos pais e comunidade – Os boateiros de plantão dizem que é proibido distribuir panfletos sobre a Campanha Salarial, usar camiseta da campanha nas repartições, colocar faixas nos locais de trabalho. Absurda essa mentira. Ao contrário, é dever do Sindicato comunicar a toda a comunidade qual a verdadeira situação que se encontram os servidores, inclusive avisando alunos e pais sobre possíveis paralisações nas escolas, pois não teriam condições de receber e assistir os estudantes.

Professores substitutos - Uma ameaça que parece piada é anunciar que a Secretaria vai enviar professores substitutos às escolas para garantir o dia letivo, caso haja paralisações.

Se a PMNE vai tirar professores da cartola neste dia, por que não faz isto para garantir professores substitutos concursados, reduzir número de alunos por turma, dar condições para a inclusão com qualidade? Regulamentar o Ensino Integral, pois o que vemos é a falta de professores na rede.

Falta do dia de paralisação - Anotar a falta em dia não trabalhado é direito da Prefeitura, mas a medida pode ser revertida com a forte mobilização.

Quando as escolas paralisam completamente tem maior facilidade para repor o dia letivo. Dificuldades só ocorreram onde a paralisações são feitas parcialmente.

Por isto, quando se chama Greve é importante que todos participem para que todos ganhem

Pressão da direção - Algumas direções de escolas podem se posicionar a favor dos boateiros e reforçar as mentiras. É preciso cobrar destes companheiros(as) o respeito às decisões dos servidores de como irão conduzir Campanha Salarial e possíveis mobilizações. Afinal, o/a diretor/a também fazem parte do quadro de funcionários efetivos e são eleitos democraticamente, pelos professores, funcionários e pais da comunidade me que a escola esta inserida.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE

terça-feira, 11 de maio de 2010

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E A EQUIPE DE COMBATE A DENGUE VEM INFORMAR O BOLETIM:

-465 NOTIFICAÇÕES

- 134 CASOS CONFIRMADOS

- 54 CASOS DESCARTADOS

- 287 CASOS EM ANDAMENTO

INFORMO A POPULAÇÃO NOVAESPERANCENSE QUE O ÍNDICE LARVÁRIO DIMINUIU DE 8,7 PARA 2,37. ISTO SIGNIFICA QUE ESTÃO DIMINUINDO OS FOCOS DE LARVAS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI ENCONTRADOS NOS QUINTAIS DOS DOMICÍLIOS. MAS AINDA TEMOS QUE NOS ATENTAR AOS MOSQUITOS CONTAMINADOS PELA DENGUE.
 
Fonte: Blog Nesp Online

segunda-feira, 10 de maio de 2010

FPM MOSTRA RECUPERAÇÃO NO MÊS DE ABRIL

Fonte: Tesouro Nacional

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE EM NOVA ESPERANÇA

A VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA E A EQUIPE DE COMBATE À DENGUE VEM INFORMAR O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE DA SEMANA:

- 452 NOTIFICAÇÕES
- 95 CASOS CONFIRMADOS
- 42 CASOS DESCARTADOS
- 315 CASOS EM ANDAMENTO

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SOLICITA A TODA A POPULAÇÃO DE NOVA ESPERANÇA QUE FISCALIZE O SEU QUINTAL E OS QUINTAIS DE SUA VIZINHANÇA PARA QUE DIMINUA O NÚMERO DE FOCOS DE LARVAS DO MOSQUITO AEDES AEGYPT ENCONTRADOS PELA EQUIPE DE AGENTES DE COMBATE À DENGUE.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Servidores de Cambé pressionam prefeito e vereadores

Fonte: Imprensa CUT-PR
Data: 07/05/2010

A Campanha Salarial dos Servidores Municipais de Cambé está pegando fogo. Reunidos em assembleia na noite de quinta-feira [06], os trabalhadores rejeitaram por unanimidade a proposta oferecida pelo prefeito João Dalmacio Pavinato [PSDB], que prevê 5.5% de reajuste salarial, índice pouco acima da inflação acumulada nos últimos doze meses, aumento do abono de R$ 100 para R$ 130 e início imediato das negociações do Plano de Cargos, Carreiras e Salários [PCCS].

Os servidores votaram por não iniciar, pelo menos de imediato, uma paralisação por tempo indeterminado. Eles preferiram realizar protestos e mobilizações para pressionar a administração municipal e sensibilizar a população a respeito das reivindicações da categoria.

Na última segunda-feira [03], os servidores protestaram durante seção solene na Câmara de Vereadores que homenageava a Associação Soka Gakkai, uma entidade de imigrantes asiáticos, pela passagem dos seus 80 anos de fundação. Com uma faixa que dizia “população cambeense, os servidores municipais estão desmotivados com os baixos salários e o descaso da administração”, a categoria causou um certo constrangimento ao prefeito, seus secretários, e aos vereadores, já que era para ser um evento meramente comemorativo. “Demos uma apimentada na negociação e mostramos para o prefeito e para os vereadores qual vai ser o tom da nossa campanha salarial daqui para frente”, afirmou Carlos Aparecido da Silva Melo, o Carlão, diretor do SindServ Cambe e secretário de saúde da CUT-PR.

SISMUNE e PREFEITURA abrem mesa de negociação das reivindicações da CAMPANHA SALARIAL 2010

A direção do SISMUNE e a Comissão de Negociação da Campanha Salarial 2010, estiveram reunidos, no dia 5 de maio (quarta-feira), com a prefeita Maria Angela da Silveira Benatti (PMBD), o vice-prefeito Edgar Moser Jr., a secretaria da Administração Celia Galinari e o Secretario da Fazenda Sergio Bilha Azenha, para abrir as negociações da Campanha Salarial 2010, lançada pelo sindicato. A reunião contou também com a presença dos vereadores Dorival Borregio (PDT) e Décimo Caetano (PSDB). A vereadora Vera (PT), justificou sua não presença por motivos familiares.
A pauta de reivindicações foi lida na integra, os pontos foram debatidos pelos presentes. Muitos pontos serão analisados pela administração sobre a possibilidade de acatar as reivindicações.
A partir desta reunião sindicato e prefeitura selaram acordo de no mínimo reunir-se de 2 em 2 meses. A próxima reunião já esta agendada para o dia 28 de maio, para apreciar as propostas da administração, principalmente com relação as reposições salariais
Os pontos de negociação serão levados as assembleias gerais, para aprovação ou não, por isso todos devem acompanhar e participar destas importantes decisões.

Clique em MAIS INFORMAÇOES logo abaixo e confira nossa pauta de reivindicações

quinta-feira, 6 de maio de 2010

RESULTADO DAS ELEIÇÕES NO SINTEEMAR

A Chapa 1 obteve 879 votos e reelegeu Eder Rossato como presidente do sindicato para o segundo mandato consecutivo.

05/05/2010

Com 879 votos, ou 55% dos votos válidos a Chapa 1 “Integração e Luta” foi a vencedora da eleição do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (SINTEEMAR) para o triênio 2010/2013. Liderada pelo atual presidente Eder Adão Rossato, a chapa vencedora tem como vice-presidente o professor José Marcos de Bastos Andrade. A Chapa 2 “Participação, Democracia e Luta” que tinha como candidato a presidente Sérgio Ricardo Silva obteve 658 votos, o que corresponde a 41% dos votos. 
No total participaram do pleito 1.614 eleitores dos 2.710 que estavam aptos a votar, o que corresponde uma participação de 59,25% do eleitorado. Votos nulos foram 47 e brancos 30. 
A eleição começou às 8 horas e terminou às 22 horas. A apuração começou por volta das 22h30, no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e terminou à 1h20 da madrugada desta quarta-feira. A Chapa 1 obteve a maioria dos votos em 12 das 14 urnas.
A posse da nova diretoria está prevista para julho em data ainda a ser definida. 

Sucesso moçada! parabéns a todos nós e mais uma vitória da CUT!

Por Regina de Paula (SISMMAR)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS CUTISTAS DO PARANÁ.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O CONGRESSO DA FEDERAÇÃO DOS SINDICATOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS CUTISTAS DO PARANÁ.



A Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais Cutistas do Estado do Paraná, (FESSMUC PR) cumprindo os artigos 22 e 23 de seu estatuto, convocam todos os seus sindicatos filiados para o Congresso da Federação, que ocorrerá nos dias 06 e 07 de Agosto de 2010, na chácara Reluz, sito a estrada das Zaunas , KM 03 no município de Maringá, Paraná, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:1º eleger a nova diretoria executiva e o conselho fiscal, 2º referendar a decisão de desligamento de sindicatos filiados, 3º fazer análise da conjuntura, aprovar a tese de atuação, plano de lutas e projetos políticos, 4º tratar de assuntos omissos no presente estatuto e modifica-lo.

 
Cambé, 05 de maio de 2010.
Carlos Aparecido da Silva de Melo
Presidente da FESSMUC PR


terça-feira, 4 de maio de 2010

SISMUNE vai até a Câmara dos Vereadores apresentar o resultado da Assembleia da Campanha Salarial 2010

Pouco antes do inicio do trabalhos ordinários da Sessão de 03.05.2010, o Presidente do Sismune, Wagner Bera solicitou aos vereadores que os ouvissem e mediassem uma audiência com a prefeita municipal, Maly Benatti, para abrir a mesa de negociações entre o Poder Executivo e os Servidores representados pelo sindicato.

Uma vês, que essa falta de diálogo pode criar um impasse que pode ativar uma serie de manifestações que estão previstos na ata da ultima assembléia.

A reivindicação foi citada nas considerações finais da reunião de 03.05.2010 pela vereadora Graça Bordin.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

FAIXA DE PROTESTO DAS PROFESSORAS É QUEIMADA !

A faixa estava colocada em frente ao SISMUNE. Veja abaixo como ficou.

Mais um ato de vandalismo contra o sindicato.

1º de Maio DIA DO TRABALHADOR



Aprenda o mais simples!

Para aqueles cuja hora chegou

Nunca é tarde demais!

Aprenda o ABC; não basta, mas aprenda!

Não desanime! Comece! É preciso saber tudo!

Você tem que assumir o comando!

Aprenda, homem no asilo!

Aprenda, homem na prisão!

Aprenda, mulher na cozinha!

Aprenda, ancião!

Você tem que assumir o comando!

Freqüente a escola, você que não tem casa!

Adquira conhecimento, você que sente frio!

Você que tem fome, agarre o livro: é uma arma.

Você tem que assumir o comando.

Não se envergonhe de perguntar, camarada!

Não se deixe convencer!

Veja com seus próprios olhos!

O que não sabe por conta própria, não sabe.

Verifique a conta É você que vai pagar.

Ponha o dedo sobre cada item

Pergunte: o que é isso?

Você tem que assumir o comando.



Bertold Brecht, "Elogio do Aprendizado",