terça-feira, 30 de novembro de 2010

Campanha Salarial será tema de reunião na Câmara dos Deputados


Foto: Imagens Google
 
Confirmado pela Comissão de trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara de Deputados o lançamento da campanha salarial para a CONFETAM. 
 
Foi aprovado o requerimento nº 329/10 durante uma reunião que aconteceu no dia 17 de Novembro, feito para a realização de uma audiência pública para o lançamento da Campanha Salarial Nacional. O pedido foi solicitado pela Presidente da CONFETAM - Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Maria das Graças Costa com autoria do Deputado Eudes Xavier (PT-CE).

O evento será realizado no dia 2 de Dezembro, quinta-feira, às 10 hs da manhã, no plenário 12 do anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília - DF.

Serão convidados para a atividade o Senador José Barroso Pimentel, o Deputado Vicentinho, o Presidente Nacional da Central Única dos Trabalhadores - CUT,  Arthur Henrique da Silva Santos e a Subseção Dieese da CUT Nacional, Patrícia Toledo Palatiere.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS EM 2011 DEVE SER DE 11,43 %

Vereadores apoiam a iniciativa do SISMUNE e acompanham o estudo do DIEESE

A Assembleia Geral, da ultima sexta-feira(26/11), teve como ponto de pauta a apresentação da AVALIAÇÃO PRELIMINAR, da análise das finanças do Município de Nova Esperança, feita pelo técnico do DIEESE(Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecoômicos), Cid Cordeiro.

No estudo ficou claro que o municipio tem tido dificuldades em reduzir o comprometimento com o limite prudencial da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal), que em agosto ainda registrava 51,75% (O limite prudencial é de 51,30).

A Receita Corrente Líquida- RCL do município acumulada no período de janeiro a setembro de 2010 foi de R$ 19.698.371,28 (dezenove milhões, seiscentos e noventa e oito mil, trezentos e setenta e um reais, vinte e oito centavos), um crescimento de 16,19% sobre o mesmo período do ano anterior, o total de proventos neste período registrou o valor de R$ 9.226.969,35 (nove milhões, duzentos e vinte e seis mil, novecentos e sessenta e nove reais, trinta e cinco centavos), esse valor representa um acréscimo nos proventos de 12,92%, com as medidas adotadas pelo município de redução de despesa de pessoal, a estimativa é que o gasto com pessoal encerre o ano com variação de 9,25%, para a receita estimamos um crescimento de 14,44%, com essa evolução o comprometimento da receita corrente líquida com gasto de pessoal deverá encerrar o ano em 49,36%.

MARGEM DE REAJUSTE PARA 2011
Com o comprometimento abaixo do limite prudencial na estimativa de 2011, abre-se margem fiscal para recuperar as perdas salariais dos Servidores, considerando uma margem conservadora de comprometimento de 50% a margem de recuperação das perdas salariais é de 11,43%.

As simulações realizadas demonstram margem tanto de reposição da inflação na data base de 2011 (estimada em 5%), como fôlego para recuperar parte das perdas salariais com reajuste de 11,43%.

A POLÊMICA DAS PERDAS SALARIAIS
Os demonstrativos da Prefeitura em relação à inflação estão corretos na evolução mensal e nos totais ano a ano quando acumula mensalmente os índices de inflação, mas ao final comete um ERRO ao somar os totais anuais, lembramos que a metodologia usada para acumular índices percentuais é o da multiplicação dos números relativos e não a soma dos percentuais, dessa forma para o resultado final de 120,37% encontrado pela Prefeitura chegamos ao resultado de 272,48%.

Mesmo erro foi cometido com os índices de reposição salarial, ao somar (o que não deveria ser feito) a Prefeitura chegou ao resultado de 119,96% quando o resultado correto (pela multiplicação de relativos dos índices) é de 204,99%.

Corrigido os erros demonstrados na planilha e trabalhando com a inflação acumulada no período em 272,48% e as reposições salariais acumulando 204,99%, O ÍNDICE A REPOR É DE 22,13%.


CONCLUSÃO
Os Servidores de Nova Esperança tem uma perda histórica de 22,13% e com o ajuste de gasto com pessoal que a Prefeitura vem realizando desde o mês de agosto de 2010 haverá margem fiscal em 2011 para recuperar parte dessa perda, calculamos essa margem em 11,43%, além do reajuste da data base (estimada em 5%).

Ainda esta semana, o SISMUNE deve se reunir com os vereadores da Comissão de Orçamento, para tentar intervir na Lei de Diretrizes Orçamentaria de 2011, para garantir recursos para a reposição salarial na DATA-BASE(Março de 2011).

Ainda este ano queremos agendar um reunião com a Prefeita Maly Benatti, para apresentar oficialmente o estudo e negociar a reposição para 2011.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ATENÇÃO APOSENTADOS: REUNIÃO COM PREFEITA ESTA ADIADA

Hoje, dia 25/11/2010, mais precisamente às 16:00, recebemos a ligação do Gabinete da Prefeita Maly Benatti, avisando que por motivos particulares, não poderá atender os aposentados no dia de amanhã, como estava marcado a mais de uma semana.

O secretario do Gabinete, colocou que a Prefeita, remarcou a reunião para o dia 02/12/2010 (Quinta-feira), às 14:00 hs, em seu Gabinete.

Pedimos a todos que ajudem a avisar a nova data da reunião. Vamos continuar mobilizados, para garantir nossas vitórias.

ESTUDANTES E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL PROTESTAM CONTRA DESCASO DO ESTADO


Os professores e estudantes do Colégio Estadual São Vicente de Paula, localizado na cidade de Nova Esperança, ganharam as ruas em PROTESTO, a falta de professores na rede estadual. Este deficit esta colocando em risco a qualidade o ensino dos estudantes.

Pais de alunos, comerciantes, sindicatos de trabalhadores também apoiaram a iniciativa, pois isto afeta diretamente a sociedade, que quer educação de qualidade em nossa cidade.

O SISMUNE, apoiou e acompanhou toda a manifestação e parabeniza a atitude da comunidade escolar, dos professores e principalmente dos estudantes, que aderiram ao movimento, mostrando que a juventude participa da política manifestando sua indignação com a falta de respeito a educação brasileira.

Confira alguns momentos da manifestação



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

OFICIO PARA RETORNAR A INSALUBRIDADE E PAGAR O RETROATIVO JÁ FOI PROTOCOLADO

O laudo técnico foi enviado em anexo, junto ao ofício.

O retrocesso do banco de horas e a saúde do servidor

Por Marilena Silva
Assistente Social da PMC e dirigente da FESSMUC PR. 
E-mail: marilena@cutpr.org.br 

É estarrecedor a capacidade dos gestores temporários da cidade de Curitiba para trazer problemas à vida do trabalhador do serviço público municipal. Quando se imaginava que a política perversa de incentivo ao acirramento e disputa entre servidores (por alçar lugares no plano de carreira) via procedimentos concorrenciais de crescimento, somado a critérios duvidosos que sujeitam o servidor à subjetividade na avaliação para receber remunerações variáveis não incorporáveis a aposentadoria, punindo ainda o servidor adoecido com menor vencimento quando trata da saúde e deixa de comparecer ao trabalho, eram os nossos pesadelos na condução da gestão de pessoas na prefeitura de Curitiba, agora temos também a ameaça da instalação do banco de horas via lei municipal. Continue lendo, clique em mais informações.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

SISMUNE GARANTE AUDIÊNCIA PARA APOSENTADOS NO GABINETE DA PREFEITA MALY BENATTI

Nesta reunião estaremos tratando do chamada "PROCESSO DA PREVIDÊNCIA", para fecharmos um compromisso da Prefeita Maly Benatti de NÃO recorrer na parte que caberá a Prefeitura.

A reunião será no Gabinete da Prefeita, dia 26/11/2010 - às 9:30 , no Gabinete da Prefeita.

Os servidores que se aposentaram antes de 2002, foram lesados e devem participar da reunião, para garantirmos que se resolva o mais rapido posssivel este processo e todos possam receber os valores que foram descontados indevidamente.





ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA Campanha Salarial


A CAMPANHA SALARIAL 2010 continua viva, e dando mais um passo no processo de negociação iremos apresentar o estudo preliminar do DIEESE e dar outros informes de nossas lutas mais recentes.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

PAUTA: CAMPANHA SALARIAL 2010 - REPOSIÇÃO SALARIAL

LOCAL: CÂMARA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANÇA

DATA: 26/11/2010 (Sexta-feira)

HORÁRIO: 19:30 (1ª chamada) / 20:00 (2ª chamada)

TODOS OS SERVIDORES E SERVIDORAS ESTÃO CONVOCADOS, 
PARTICIPE !

DIREÇÃO SISMUNE

sábado, 13 de novembro de 2010

IMPASSE NO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO

A Comissão do Magistério e a Direção do SISMUNE, estiveram reunidos com a Prefeita Maly Benatti e o Secretario da Educação Edno Guandalin, no dia 10/11/2010, no gabinete da Prefeita, para por um ponto final nas negociações do Plano de Cargos e Remuneração dos Professores Municipais.
Comissão do Magistério coloca que a credibilidade da administração esta em xeque.

O impasse se da principalmente na redação da nova lei, que do ponto de vista da categoria, irá ocasionar inúmeras perdas de direitos históricamente conquistados, podendo de fato contribuir para uma perigosa desmotivação do quadro do magistério, piorando ainda mais os índices na qualidade da Educação desenvolvida no municipio.

Presidente do SISMUNE, diz não aceitar retrocessos no plano de carreira do magistério

A prefeita sinalizou que deseja fazer o melhor pela Educação e que se o sindicato e professores tiverem idéias que possam ajudar a administração será bem vinda e que deixa livre para que a assessoria contratada para fazer os trabalhos de readequação do plano, fazer um contato direto com os servidores afim de achar uma proposta de consenso, para que o plano seja encaminhado o mais rapído possivel a Câmara Municipal.

Professoras expõe a insatisfação na demora da implantação do novo plano de carreira

A Comissão já encaminhou os pontos discordantes ao assessor Dr. Perez e aguardará o parecer, para fazer uma reunião com a assessoria e Secretaria da Educação, afim de concluir a negociação.

O SISMUNE, quer agilidade na implantação do plano, mas sem prejuizos para a categoria. "Mesmo que seja aprovado este ano, para entrar em vigor em 2011, sem prejuízos, já seria um grande avanço", conclui o presidente, Wagner Bera.

INSALUBRIDADES - TRABALHO DE PERÍCIA AVANÇA NOS SETORES

Os trabalhos de levantamento das condições ambientais dos trabalhadores municipais de Nova Esperança, tem avançado bastante nos últimos 15 dias. O técnico em segurança do trabalho, Sr. Renato Bariani, da empresa Contentare, contratado pelo SISMUNE, tem feito um trabalho críterioso sobre as reais situações em que estão submetidos os servidores em cada setor.
Sr. Renato Barinani entrevistando servidores da Secretaria de Agricultura

A perspectiva é que ainda no mês de novembro tenhamos resolvido as distorções produzidas pelo laudo pericial contratado pela Prefeitura, e que os servidores tem seus direitos preservados, diante de critérios técnicos.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

FATO JÁ OCORRIDO EM NOVA ESPERANÇA VIRA MANIA - LOUCOS POR PICANHA

Homem é detido furtando picanha em supermercado

Rubia Pimenta

A Um homem de 27 anos foi detido, por volta das 14h30 desta quinta-feira (11), por furtar dois pedaços de picanha, que somam cerca de R$ 85, além de shapoo, condicionar, aparelhos de barbear e bloqueadores solar, do supermercado São Francisco, na Avenida Brasil, Zona 4 de Maringá.

Os seguranças do estabelecimento flagraram o homem com os produtos em uma bolsa. O gerente declarou que só chamou a Polícia Militar por conta do alto valor dos produtos.

Ocorrências

A Polícia Militar registrou 24 furtos e três roubos entre quinta-feira (11) e madrugada desta sexta-feira (12). Os bairros mais atingidos foram a Zona 7, com um roubo e quatro furtos, o Jardim Alvorada, com três furtos e a Zona 4, com dois furtos.

Fonte: O DIARIO DE MARINGÁ

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CUT quer aumento real em janeiro e manutenção da política de valorização permanente do salário mínimo

03/11/2010
Compromisso entre as centrais, o atual governo e a equipe de transição
Escrito por: Artur Henrique, presidente da CUT

A abertura de negociações entre o atual governo, a equipe de transição e as centrais sindicais em torno do valor do salário mínimo para janeiro de 2011, reafirmada em entrevista pela presidenta eleita Dilma Rousseff, reflete um entendimento surgido entre as partes logo depois que foi confirmada a queda do PIB de 2009.

A fala da presidenta, portanto, atende a uma reivindicação das centrais e demonstra respeito a um processo de mobilização dos trabalhadores iniciado em 2004, quando da I Marcha Nacional do Salário Mínimo. Dois anos depois, em 2006, firmamos o acordo atualmente em vigor, após um maduro processo de negociação.

Porém, em virtude da queda do PIB causada pela grave crise financeira internacional no ano passado, as centrais passaram a reivindicar que, pontualmente, uma nova negociação se desse em torno do aumento real de janeiro próximo, pois entendemos que os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros não são os responsáveis pela crise e, por isso, não deveriam perder a oportunidade de ter aumento real em 2011.

Isso não significa, no entanto, que pretendemos rediscutir como um todo a atual política de valorização permanente do salário mínimo (% da inflação + % de crescimento do PIB = aumento do PIB). Ao contrário, queremos mantê-la, com as previstas revisões periódicas, até pelo menos 2023, quando está aberta a possibilidade de construção de um novo acordo.

Um dos principais méritos dessa política é garantir a quem ganha o salário mínimo e para mais de 70% dos aposentados no Brasil a participação direta no crescimento econômico do País. São mais de 43 milhões de pessoas que dependem direta ou indiretamente do mínimo, o que o torna um dos mais poderosos instrumentos para fortalecer o mercado interno.

A CUT, na reunião de amanhã com o senador Gim Argello, relator da Comissão Mista de Orçamento, vai defender esses pontos. E já encaminha solicitação de audiência com o governo, a equipe de transição e as centrais.

03/11/2010

Artur Henrique, presidente nacional da CUT



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Moradores do requião manifestam sua indignação para a Prefeita Maly .

 A Prefeita Maly Benatti se reuniu com aproximadamente cinquenta moradores (em sua maioria mulheres), do conjunto Requião. A reunião aconteceu na sede da Escola Tancredo Neves. Na oportunidade a Prefeita fez uma retrospectiva de tudo o que aconteceu e o que causou esse impasse para a conclusão do asfaltamento do conjunto.


Maly disse que a litação para desta vez ser definitiva esta marcada para o dia 14/12 proximo, a partir das 8.30 na sede da Prefeitura Municipal. O Clima tenso acabou gerando maus entendidos. Algum moradores indignados com essa situação que se arrasta há dois anos manifestaram uma profunda insatisfação com o dia a dia que estão vivendo. Motociclistas estão sujeitos a acidentes devido a quantidade de buracos abertos pelas últimas chuvas.
Não aceitam soluções de aterramento, conforme propos a Prefeita e seu vice Jr. Moser, segundo os moradores se aterrar os buracos e por ventura houver uma chuva, o conjunto ficaria intransitavel. Chegou-se a conclusão de jogar entulhos restos de construção nos buracos como medida paliativa, os moradores aceitaram mas ressaltaram o que nós queremos é o asfalto.

Fonte: Site Nova Esperança On Line

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dilma Rousseff é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

Foto: Wilson Dias/ABr

Com 56,05% dos votos válidos ou 55.751.918 sufrágios, a petista Dilma Rousseff, que liderou a coligação Para o Brasil Seguir Mudando, sagrou-se, no dia (31), a primeira mulher presidente do Brasil, em segundo turno.

José Serra (PSDB), da coligação O Brasil Pode Mais, seu oponente, obteve 43,95% dos votos válidos, 43.710.381 de sufrágios. Uma diferença de 12 pontos percentuais.

Com 99,99% das urnas apuradas, houve 29.194.309 (21,50%) de abstenções, 2.452.588 (2,30%) de eleitores votaram em brancos e 4.689.293 (4,40%) anularam o voto.

Após o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski anunciar oficialmente, às 20h13, a vitória da petista, ela se pronunciou oficialmente.

Por volta das 23h, Dilma fez pronunciamento à Nação, em que se dirigiu "a todos os brasileiros e as brasileiras, meus amigos e as minhas amigas de todo o Brasil. É uma imensa alegria estar aqui hoje. Eu recebi de milhões de brasileiros e de brasileiras a missão, talvez a missão mais importante da minha vida."

Ela fez um apelo para que todos os setores da sociedade a auxiliem na tarefa. "Vou fazer um governo comprometido com a erradicação da miséria e a criação de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras. Mas, humildemente, faço um chamado à nação, aos empresários, trabalhadores, imprensa, pessoas de bem do país para que me ajudem", disse, em um hotel preparado pelo PT para o discurso da presidente eleita.

Fonte: Confetam

COMISSÃO DO MAGISTÉRIO FARÁ REUNIÃO DECISIVA COM A PREFEITA MALY BENATTI, DIA 10/11 (QUARTA-FEIRA)

Na próxima quarta-feira(10), às 9:00, a Comissão do Magistério, formada por representantes das unidades escolares, representantes de professores aposentados e a direção do SISMUNE, estará reunida com a prefeita municipal, Maly Benatti (PMDB), secretario da Educação e sua assessoria, para finalizar o processo de negociação coletiva iniciada em 2009, com a contratação da empresa para readequar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério.

O SISMUNE, organizou a categoria que em duas exaustivas, mas produtivas assembleias dos professores, que produziram uma proposta dos trabalhadores frente a proposta apresentada pela assessoria contratada pela prefeitura.

Infelizmente, grande parte das reivindicações não foram contempladas, por isso a direção do SISMUNE, solicitou a todas as escolas, para indicarem um representante, para formar uma comissão e levar as propostas aprovadas nas assembléias na reunião com a Prefeita.

Acreditamos que o caminho da conciliação é o mais tranquilo, e trabalharemos neste sentido.

Estaremos colocando no blog o resultado desta reunião, acompanhe aqui.

"UNIDOS SOMOS FORTES"