quarta-feira, 25 de março de 2009

Conferências Municipais de Educação, todos pela Educação!

As Conferências Municipais de Educação que precedem a Conferência Estadual abrem espaço para discussões pontuais e vão mapear a realidade dos educadores no ParanáVárias Conferências Municipais de Educação já estão marcadas em muitas cidades paranaenses. Quanto mais municípios organizarem debates, mais consistente será o retrato da educação desenhado no estado. As discussões são preparatórias para a Conferência Estadual de Educação, que será realizada até 30 de novembro no Paraná, visando a Conferência Nacional de Educação, que acontecerá de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília. A Secretária Educacional da APP-Sindicato, Janeslei Aparecida Albuquerque, reforça a necessidade de envolvimento de toda a categoria através dos núcleos sindicais no processo de organização das conferências municipais. “É importante que os educadores dos municípios reivindiquem a conferência. Há recursos do governo disponíveis e todas as condições técnicas para fazer este debate para apontarmos novas diretrizes para a educação. O PNE (Plano Nacional de Educação) completa 10 anos em 2010 e a conferência nacional vai rever e atualizar estas metas, construindo um sistema nacional articulado de educação”, esclarece Janeslei. Em cada núcleo da APP-Sindicato há, no mínimo,um representante na Comissão Regional, que pode ajudar na organização da conferência municipal, juntamente com os principais segmentos da comunidade educativa pública e privada, da educação básica, superior e profissional, gestores (governadores e prefeitos), trabalhadores da educação (sindicatos e movimentos sociais), estudantes, pais e mães de estudantes.
As conferências municipais podem ser:
1) Municipal: o município realizará a conferência individualmente.
2) Intermunicipal: vários municípios se unem e realizam a conferência numa das cidades.
3) Regional: há conferência em todos os municípios da região e uma, regional, fazendo a compilação de todas.
O prazo para conclusão de todas essas conferências é até 30 de junho.
Os documentos estão disponíveis no site www.mec.gov/conae e servem para nortear as discussões. Para Janeslei , a leitura do Documento-Referência da CONAE é imprescindível. Sob o tema “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação”, a conferência contemplará 6 que enfocam diversos aspectos fundamentais para a garantia da educação como direito social.
No Paraná estão marcadas até agora 101 Conferências Municipais e Intermunicipais e 53 Conferências Regionais.
A Presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho, tem viajado pelo Estado contribuindo nos debates de organização das Conferências, salienta: "estamos num momento histórico de debate e construção de políticas educacionais, precisamos garantir que as conferências aconteçam em todos os municípios e com o envolvimento de toda comunidade educativa".
Dúvidas podem ser esclarecidas com as diretoras da APP que integram a Comissão Organizadora Estadual: Janeslei Aparecida Albuquerque – Secretaria Educacional (fone: 3026-9843) e Isabel Catarina Zöllner - Secretaria Geral (fone: 3026-9834) / e-mail: educacional@app.com.br / janeslei@app.com.br.
EIXOS DA CONAE:
EIXO I - Papel do Estado na Garantia do Direito à Educação de Qualidade: Organização e Regulação da Educação Nacional
EIXO II - Qualidade da Educação, Gestão Democrática e Avaliação
EIXO III - Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar
EIXO IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação
EIXO V - Financiamento da Educação e Controle Social
EIXO VI - Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidadee Igualdade
CONAE pode acabar com a prática de decidir educação em gabinetes.
A conferência é uma oportunidade única de professores e funcionários participarem de maneira efetiva e democrática da construção do Sistema Nacional de Educação. O sucesso da CONAE poderá acabar com a prática de definir políticas educacionais em gabinetes, longe da realidade escolar.Todos os educadores devem participar dos debates da CONAE nas escolas e eleger delegados para participar das conferências municipais. Cada delegado irá representar a vontade dos companheiros de trabalho nos debates. Das conferências municipais sairão os representantes para a Conferência Estadual. Nesta esfera serão definidos os delegados para a Conferência Nacional.
Não fique fora deste debate!

Um comentário:

  1. A Educaçao é uma das políticas que realmente faz a inclusão de todo cidação, ela merece todo tido de apoio para que todas as pessoas possam ser inseridas e potencializadas em suas vidas atraves do que lhe é direito e dever de estado emquento política de formaçao, informação e inclusao do ser humano. E vamos pras Conferencias e tudo que nos é de Direito. Parabens ao Sismuni
    e a todos os seus associados. Edna Siqueira. Presidente do CMDCA e Conselheira da Saude desta.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe !