quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Vitória: diplomas da Vizivali serão reconhecidos


Acabamos de ser informados pelo governador Roberto Requião e pelo Instituto Federal Tecnológico do Paraná (Ifet) que foi fechada uma proposta definitiva para resolver o problema que afeta cerca de 35 mil professores que fizeram o Curso Normal Superior da Vizivali em todo o Paraná.
Essa informação veio logo após conversa que tivemos, sobre o mesmo assunto, com a professora Eunice Alberton, representante dos professores da região sudoeste.
O Ifet vai oferecer uma complementação de 200 horas-aulas, validando os estudos já ofertados no Programa da Vizivali. A proposta é de que os alunos façam as disciplinas de libras e de avaliação dos impactos da Provinha Brasil, e a previsão é de que a complementação seja feita no sistema semipresencial, com até 15 presenças efetivas em sala além de aulas a distância.
Logo após a realização de uma grande assembleia em Francisco Beltrão, em maio, com a participação de cerca de 4 mil professores, foi solicitado ao Ifet pela própria Vizivali e por várias lideranças do nosso movimento, que realizasse um estudo no sentido de encontrar uma alternativa para esse problema que se arrasta há vários anos.
Devido a interesses e conflitos relativos à validação dos diplomas, foi decidido somente anunciar essa solicitação ao Ifet, quando a solução estivesse definitivamente consolidada. Fato que se deu no dia de hoje.
O governador Requião informou-me pessoalmente que gravou entrevista para a TV Educativa, que irá ao ar ainda hoje, explicitando a proposta que será encaminhada ao Ministério da Educação. O governador já conversou por telefone com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, que teria manifestado a sua concordância sobre a proposta apresentada.
Essa vitória dever ser comemorada por todos, mas deveremos nos manter vigilantes e mobilizados até que seja oficializada pelo ministro Fernando Haddad.
Os professores sabem que tal conquista é resultado de um longo esforço de praticamente dois anos, período em que, por meio da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, a qual presido, e com o apoio de milhares de professores que fizeram o curso, de lideranças que se juntaram nessa luta e de vários parlamentares, realizamos várias ações: aprovamos por unanimidade Projeto de Lei de minha autoria para que os diplomas fossem registrados; também por unanimidade, derrubamos o veto aposto pelo governo do Estado; realizamos várias audiência no MEC em Brasília; também promovemos audiência públicas na Assembleia Legislativa; e aprovamos moções de apelo entregues ao ministro Haddad e ao Presidente Lula.Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia, continuo ao lado dos professores nessa luta, que agora comemoramos com essa vitória, e quero colocar o meu mandato à disposição de todos para prestar qualquer informação sobre o andamento do caso.
Parabéns a todos.
Um abraço fraterno.
Deputado Péricles
Fonte: Assessoria do mandato do Dep. Péricles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !