sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Fessmuc busca união dos servidores municipais paranaenses


Diretores de sindicatos de servidores municipais, representando 12 cidades do estado, se reuniram no último final de semana (9 a 12/10) para uma plenária da Federação dos Sindicatos de Servidores Municipais do Paraná (Fessmuc). Um calendário de ações foi aprovado pelos representantes, visando a preparação do Congresso da Federação previsto para ocorrer em agosto de 2010.

Dentre as principais iniciativas a serem tomadas está o levantamento de informações das condições da categoria em todo o estado e organização de trabalhadores em cidades onde ainda não há sindicatos atuantes. O objetivo é traçar um mapeamento por regionais, visando a construção de pautas comuns.

A secretária geral da Fessmuc e servidora da prefeitura de Curitiba Marilena Silva entende que a unificação das campanhas fortalece as lutas dos trabalhadores. “A federação, como ente maior, tem mais aderência na sociedade ao representar o conjunto dos servidores municipais do Paraná”, aponta.

Outra questão tratada na plenária é quanto ao processo de reconhecimento legal da Fessmuc. A organização cumpre os requisitos para os critérios de representatividade da lei de reconhecimento e aguarda o parecer do Ministério do Trabalho. Ao todo são 28 sindicatos regulares filiados, 23 a mais do que o exigido.

No entanto, Marilena faz um alerta: “não é um documento legal que fortalece a federação, mas a ação política, até porque ela já existe de fato, mesmo sem nenhum reconhecimento da lei”.
Além da plenária, também foi realizado um curso de formação sobre negociação coletiva no serviço público dirigido aos diretores dos sindicatos presentes. O curso foi promovido pela Fessmuc em conjunto com a Internacional de Serviços Públicos (ISP), organização sindical que agrupa 635 sindicatos filiados em 156 países.

Fonte:Imprensa Sismuc

Um comentário:

Faça seu comentário, participe !