segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Carreira dos funcionários de escola é tema de audiências do CNE

12/2/2010


Em março, o debate sobre as diretrizes será realizado no Paraná, Estado onde a luta destes educadores avançou reconhecidamente

A primeira audiência pública - das três que estão sendo promovidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) - sobre as diretrizes nacionais para a carreira dos funcionários de escola foi realizada na última quarta-feira (10), em Brasília. A atividade contou com a participação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e de sindicatos. A próxima reunião será realizada aqui, no Paraná, em março; e a terceira no mês de abril, em Pernambuco.

Os diretores estaduais da APP-Sindicato José Valdivino de Morais (Funcionários) e Janeslei Aparecida Albuquerque (Educacional), bem como os presidentes dos Núcleos Sindicais de Londrina, Antônio Marcos Gonçalves, e Curitiba Sul, Antônio Natel Gaspareto, acompanharam o debate. Segundo Valdivino, o objetivo é estudar e propor diretrizes para os planos de carreira que contemplem os profissionais da educação que não compõem o quadro do magistério.

Ele também lembra que o CNE é um órgão normativo e que a lei 12.014/2009, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO) - que altera o artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e regulamentou o artigo 212 da Constituição Federal -, ainda precisa ser normatizada. "E é isto que deverá ser feito pelo Conselho de maneira breve, pois não podemos permitir que esta lei se torne letra morta", destaca.

E o fechamento deste processo está previsto para o primeiro semestre deste ano, quando o Conselho deverá emitir parecer e resolução sobre o tema. O secretário de Funcionários da APP acredita que, ao final, a categoria terá avançado em duas frentes importantíssimas: a vinculação da carreira à educação (que permitirá aos funcionários sair dos quadros gerais dos Estados) e a contratação exclusiva por concurso público (o que acabaria, definitivamente, com o processo de terceirização de contratos que ainda ocorrem pelo país).

Evolução na luta - Neste momento de debate, Valdivino lembra que a luta funcionários já obteve grandes resultados, como a aprovação da lei 12.014/2009, a criação da 21 ª Área Profissional e o programa ProFuncionário. Estas iniciativas, aliadas com a criação das diretrizes nacionais para carreira dos profissionais não docentes, bem como a aprovação dos projetos de lei 1.592/2003 (estabelece os princípios e diretrizes dos planos de carreira para os profissionais da educação básica pública) e 6.206/2005 (que inclui os funcionários das escolas entre as categorias de trabalhadores que devem ser considerados profissionais da educação), do deputado federal Carlos Abicalil (PT-MT), devem, segundo ele, mudar a forma como estes trabalhadores são encarados.

"Podemos usar as palavras do Conselho, no parecer sobre o assunto, que são: 'Devemos partir da constatação que o ato de educar não está restrito a transmitir e produzir conhecimento, mas é parte do processo civilizatório; ou seja, pode alterar a forma como os alunos vêem o mundo, como eles compreendem a realidade que os cerca e pode também alterar o seu comportamento. Trata-se, portanto, da construção da cidadania em seu sentido mais amplo'. E é por este reconhecimento como agentes do processo de ensino-aprendizagem, mais do que merecido, que os funcionários lutam", ressaltou.

Fonte: Site APP- Sindicato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !