segunda-feira, 8 de março de 2010

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher surge durante a Conferência das Mulheres Socialistas ocorrida na Dinamarca, em 1910. Vários são os fatores que levaram a escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional e, tudo indica que a data foi estabelecida posteriormente, talvez após a Revolução Russa. Vamos aos acontecimentos para entendermos melhor o Dia Internacional da Mulher, não como dia de festa e sim como dia de estudo sobre a criação do Dia e sobre as condições de trabalho e vida da mulher contemporânea.

Primeiro fato foi a greve das mulheres operárias de uma fábrica de tecido (tecelãs) que se registra ter ocorrido em 1857, em Nova Iorque-EUA, no início da Revolução Industrial. Os registros indicam que elas trabalhavam até 16 horas/dia e reivindicavam uma carga horária para 10 horas/dia, melhores condições de trabalho, equiparação de salários com os homens, além de tratamento digno dentro das fábricas. Registra-se que a repressão policial foi exagerada e mais de 100 mulheres morreram queimadas dentro da fábrica. Há dúvidas sobre os motivos do incêndio. Se provocado ou se resultado das péssimas condições de instalação das fábricas.

O segundo fato ocorre também em Nova York, 50 anos depois. Nova greve entre 22 de novembro de 1909 a 15 de fevereiro de 1910 (ver este e demais fatos).

O terceiro fato ocorreu 25 de março de 1911. Foi um grande incêndio resultado das péssimas instalações das fábricas têxteis. Morreram 146 pessoas, sendo 125 mulheres. Como as portas da fábrica estavam fechadas para evitar dispersão dos trabalhadores na hora do almoço, ninguém conseguiu escapar, resultando numa catástrofe indescritível.

O quarto fato remete á Revolução Russa. Vários pesquisadores, entre eles a canadense Renée Cote e a espanhola Ana Isabel Álvarez González observam que no “dia 8 de março 1917 (23 de fevereiro no Calendário Juliano), trabalhadoras russas do setor de tecelagem entraram em greve e pediram apoio aos metalúrgicos”, levando ao surgimento da data de 08 de março.

Hoje, portanto, não é dia de festa e sim de reflexão e análise sobre as condições de trabalho da mulher, em qualquer parte do mundo, por meio da realização de conferências, debates e reuniões, com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual: baixo salários, jornada de trabalho, violência sexual e psicológica, entre outros.

Fonte: Blog Elias Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !