segunda-feira, 5 de abril de 2010

SISMUNE completou 15 anos no dia 01 de Abril

O SISMUNE, surgiu da necessidade dos servidores públicos estarem organizados para defender seus direitos, combater as perseguições políticas através da prática do assédio moral, lutar por melhores salários, melhores condições de trabalho, sair do isolamento nos locais de trabalho, tanto na prefeitura, como com outros trabalhadores de outros municípios e outros estados. Enfim foram muitas reuniões, muitos companheiros nos ajudando a organizar nosso sindicato, uma semente bem plantada, que mesmo com todas as intempéries, cresceu, fortificou-se e transformou-se em uma entidade consolidada e respeitada no cenário social nova esperancense.

O SISMUNE, nestes 15 anos conquistou muitos benefícios, entre eles processos coletivos das horas-extras não pagas, descontos previdenciários indevidos dos aposentados, pagamento de 1/3 férias sobre 45 dias dos professores e técnicos em raio X, insalubridades não pagas, mandados de segurança, entre outros, e muitos requerimentos administrativos e acompanhamentos de negociações junto aos servidores e o Poder Executivo. Nossa organização nos possibilitou questionar os baixos salários através da 1ª GREVE GERAL em 2003, mostrando nossa força e colocando em cheque, a verdade sobre as propostas de valorização dos servidores, sempre propagandeada nas campanhas políticas e muito pouco colocada em prática.

Hoje a luta não é menos difícil. Nossas perdas salariais históricas, continuam em patamares altíssimos, já alcançaram 59,65 % de 1995 a 2003 e lutamos desde julho de 2009, para que o poder executivo nos receba, para abrirmos as negociações da pauta de reivindicação 2009-2010, que são muitas, e a muito tempo relegadas e tratadas pontualmente com cada categoria a fim de desmobilizar os servidores para a luta maior.

Sem dúvida, implantação da jornada de trabalho de 40 semanais. A ratificação da convenção 151 que garante a negociação coletiva com o Poder Executivo. Implantação integral da Lei do FUNDEB e da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério. Readequação dos salários conforme editais de concurso, entre outros, são algumas das demandas que temos na atualidade e que animam a cada dia estarmos batalhando nesta jornada.

O SISMUNE hoje se encontra filiado a CUT (Central Única dos Trabalhadores), filiado à CONFETAM (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal), temos representação na Coordenação Regional Norte Novo – CUT e contamos com um representante na Diretoria Estadual da CUT-PR. Também representamos os servidores de mais 2 municípios: Presidente Castelo Branco e Uniflor.

Por todos estes motivos acima citados, temos motivos para nos alegrarmos e nos mantermos firmes na luta sindical. Este manifesto com certeza ficará devendo os detalhes de todos os momentos de luta dos últimos 15 anos, que somente os que viveram intensamente saberão contar, com a devida emoção cravada em seus corações. Os desafios são grandes, mas estão aí, justamente para transpormos, com toda nossa garra e persistência.

Agradecemos de forma geral, até mesmo para não excluir ninguém, que nestes 15 anos, doaram seu tempo, apoiaram de foram direta e indireta, contribuíram materialmente e até mesmo espiritualmente, nossas lutas, a vocês todos e todas nosso mais profundos agradecimentos. E renovamos a convocação aos trabalhadores e trabalhadoras, amigos e amigas, continuem sempre, pois o horizonte da liberdade e da justiça se encontra mais próximo que imaginamos.

VIVA O SISMUNE  !!!
 
A DIREÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !