quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Reconhecimento de diplomas Iesde/Vizivali deve exigir complementação

12/11/2008

O ministro da Educação, Fernando Haddad, indicou a necessidade de uma complementação pedagógica para garantir o reconhecimento dos diplomas dos cerca de 35 mil professores que concluíram o Programa de Capacitação para Docentes, oferecido pela Faculdade Vizivali, em parceria com a empresa Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino (Iesde).
A informação é do deputado estadual Péricles de Mello (PT), que acompanhou a comissão paranaense, criada para defender o caso, em uma audiência com o ministro, em Brasília, na semana passada. De acordo com Péricles, o resultado da reunião foi positivo, já que o ministro deu uma resposta mais concreta sobre a forma de como os diplomas podem ser regularizados.
Ficou definida a formação de um grupo de trabalho composto pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) do Paraná, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Secretaria de Estado da Educação e Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (MEC), para determinar como será realizada a complementação pedagógica dos professores.
Haddad também colocou a Secretaria de Ensino Superior do MEC à disposição para acompanhamento do processo.“O objetivo é consolidar uma proposta que respeite a realidade de cada grupo de alunos nas diferentes regiões do Estado”, esclarece Péricles.Em pronunciamento na Assembléia, na última segunda-feira (10), o deputado comunicou que o Conselho Estadual de Educação já se prepara para voltar ao Ministério, no próximo dia 18, para tratar da formatação da complementação pedagógica. Segundo Péricles, a intenção é oferecer as aulas complementares, de forma gratuita aos alunos, por meio das universidades estaduais do Paraná. O deputado explicou ao ministro que a demora no reconhecimento dos diplomas causa problemas aos professores que passaram em concursos públicos, por exemplo, e agora não podem assumir a vaga pela falta do documento, além de perderam a elevação de nível no plano de cargos e carreiras. A audiência em Brasília também contou com a presença do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT); da Secretária de Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde; do presidente do CEE/PR, Romeu Gomes de Miranda; do professor José Rodrigues Lemos da APP-Sindicato; do diretor da Vizivali, Paulo Fioravante; entre outras autoridades políticas. Pendência: O Programa da Vizivali, ofertado na modalidade semipresencial, com duração de dois anos, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação, em 2003. O CEE renovou o Programa para mais uma turma. O problema na regularização dos diplomas surgiu após o Conselho Nacional de Educação (CNE) emitir parecer colocando em dúvida a competência do Conselho de Educação, no Paraná, de legislar sobre essa modalidade de ensino, de competência do próprio CNE e do MEC.
Assessoria de ImprensaLuis Otávio Dias DRT/PR 5871

4 comentários:

  1. nilce meu deus quando vai começar essa complementação eu preciso o quanto antes pois estou preste a assumir o concurso e sem o diploma não posso; mais uma vez estamos sendo prejudicadas quem vai nos reparar os danos que não são poucos.até quando, por favor somos 35 mil professores esperando essa solução olhem com carinho o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. necessito urgentemente do diploma, pois não posso exercer a função.
    e o atual emprego que estou, corro o risco de ser mandada embora devíduo não ter o diploma em mão.

    ResponderExcluir
  3. Preciso do diploma, pois estou desempregada a quase dois anos. Tenho vergonha de apresentar hitórico junto com meu cúrriculo. Não temos culpa se essa Vizivale não cumpriu com as normas estabelicida.

    ResponderExcluir
  4. Preciso do diploma, estou desempregada a dois anos. Tenho vergonha de apresentar histórico junto com currículo,pois a concorrência é muita.

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe !