terça-feira, 28 de junho de 2011

SISMUNE avança na Negociação do aumento real e Piso Mínimo Municipal

Na última reunião de negociação da Campanha Salarial 2011, dia 21/06(terça-feira), no gabinete da prefeita municipal Maly Benatti(PMDB), contou com a presença do vereador Décimo Caetano(PSDB), dos diretores sindicais Wagner Bera e Edenilce Lima e do assessor jurídico do SISMUNE, Dr. Marcos Aurelio Dias.

IMPASSE

Havia um impasse com relação ao percentual de reposição salarial real para 2011. Os estudos do SISMUNE/DIEESE apontavam para a possibilidade de 7,5% e a equipe economica da Prefeitura apontavam para um aumento de 1%. Desta forma nenhum acordo poderia ser feito, até mesmo por discordancia da maioria dos servidores em tal proposta.

ALTERNATIVA

O SISMUNE havia debatido com a Prefeita Maly, a possibilidade de dar um aumento maior aos servidores que ganham 1 sálario mínimo na prefeitura. Estes servidores são a maioria, e passam de 50% dos servidores, que tem em seus vencimentos básico o valor de R$ 545,00. Esta possibilidade foi descartada pois a lei maior não permite aumentos diferenciados aos servidores. A Prefeita Maly, lembrou que gostaria de dar o maior aumento possível dizendo: "Qual prefeito não gostaria de aumentar o salário dos servidores e ser lembrado por isso por um longo tempo".

Não havia na época uma proposta alternativa para que este aumento pudesse se concretizar.

SISMUNE e VEREADORES BUSCAM A SOLUÇÃO

Após o presidente do SISMUNE, Wagner Bera, participar do Congresso Nacional dos Servidores Municipais, em Brtasília, trouxe uma proposta de um PISO MÍNIMO MUNICIPAL, e expôs a idéia aos vereadores, em especial a vereadora Vera do PT, que abraçou a causa e vez uma indicação a Prefeita Maly, para que estabeleça em Nova Esperança o valor de R$ 736,00. Este valor foi retirado do piso regional do Paraná, usado para pagar os trabalhadores prestadores de serviços em nosso Estados, por exemplo as empregadas domésticas.

CONSENSO

Como a Prefeita Maly, já tinha conhecimento da indicação da vereadora Vera do PT, o SISMUNE, colocou que abririam mão de um aumento maior desde que o PISO MÍNIMO MUNICIPAL, fosse implantado em nosso municipio. A proposta foi aceita pela prefeita, mas o valor do mínimo ainda não foi definido, pois será necessário fazer o cálculo do impacto na folha de pagamento.

APÓS A FÉRIAS DEBATE RETORNA

Como a Prefeita Maly entrou de férias, retornaremos ao debate na segunda semana de Julho, para bater o martelo no valor do PISO MÍNIMO MUNICIPAL. "Nada impede do prefeito em exercício Jr. Moser, avançar na negociação com a diretoria do SISMUNE, basta ele querer e nos comunicar, coloca o presidente do SISMUNE, Wagner Bera.

MOBILIZAÇÃO PELO MÍNIMO MUNICIPAL

O SISMUNE estará nas próximas semanas mobilizando sua base, para reforçar a luta pelo PISO MÍNIMO MUNICIPAL e também se articulando com toda a sociedade novaesperansence da necessidade da valorização dos servidores, principalmente aqueles que tiveram seus sálarios achatados nos últimos 10 anos.

VEREADORES VOTAM 1% DE AUMENTO REAL, RETROATIVO A MARÇO DE 2011

Na última sessão da Câmara Municipal(27/06), os vereadores votaram por unanimidade no aumento real de 1% a todos os servidores. O percentual entrará em vigor no mês de Julho/2011, com retratividade ao mês de Março/2001(data-base), já que não há mais tempo hábil de entrar na folha de pagamento do mês de Junho/2011. Agora os vereadores devem se juntar ao coro pelo PISO MÍNIMO MUNICIPAL, como já foi acordado entre o SISMUNE e o EXECUTIVO, e efetivar a volorização dos servidores na prática. Até o momento nenhum vereador fugiu a luta no apoio aos servidores, esperamos que esta postura continue sempre assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !