sábado, 13 de abril de 2013

Frente do Serviço Público Municipal é lançada oficialmente na Alep

Imprensa Tadeu Veneri / Foto: Sandro Nascimento/Alep
 
 A diretora sindical, Sandra Faria, representando o SISMUNE esteve presente no ato.

Representantes de 32 sindicatos de servidores municipais de todo o estado do Paraná expressaram preocupação na manhã desta sexta-feira, 12, com o programa Tudo Aqui do governo do Estado, que pretende repassar à iniciativa privada, por meio de Parceria Público Privada, 171 serviços prestados atualmente pela administração pública estadual, federal e municipais. Os representantes dos servidores estiveram reunidos no plenarinho da Assembleia Legislativa para o ato de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, criada através de requerimento apresentado pelo deputado estadual Tadeu Veneri.
 
A presidente da Federação dos Sindicatos dos Sindicatos dos Servidores Municipais Cutista do Estado, Cibele Campos, defendeu o envolvimento das várias entidades na discussão do projeto Tudo Aqui, que prevê a instalação dos chamados centros de atendimento ao cidadão em sete municípios do estado. “Nós devemos nos mobilizar para informar à sociedade o risco que esse projeto representa para o serviço público”, disse Cibele.
 
A representante das direções nacional e estadual da CUT, Iraides Batistone, ressaltou que uma das principais dificuldades da organização dos trabalhadores do serviço público é enfrentar as diferentes formas de precarização do setor nas diversas administrações. “Nós sabemos que o sucateamento dos serviços é uma forma de justificar as terceirizações”, afirmou Batistone.
 
Veneri disse que é importante que as entidades ampliem essa discussão para todo o estado, tendo em vista que o governo apenas suspendeu temporariamente o edital para a contratação da empresa que gerenciará o programa, cujo contrato é de R$ 2,9 bilhões por 25 anos, com direito à prorrogação. “Esse projeto pode retornar a qualquer momento. Em 25 anos, não haverá serviço público. Haverá serviço privado atendendo ao público”, afirmou o coordenador da Frente. 
 
A Frente Parlamentar irá atuar a partir da pauta de demandas que forem apresentadas pelas entidades do serviço público. Algumas das prioridades da Frente será a defesa do pagamento do piso do magistério, a unificação dos modelos de funcionamento das guardas municipais e a implantação do regime de trinta horas para servidores da área de saúde. “Faremos uma andança pelo estado, levantando os nossos problemas e trazendo à discussão com a sociedade”, afirmou a presidente da Federação dos Sindicatos dos Sindicatos dos Servidores Municipais Cutista do Estado, Cibele Campos. 
 
Participaram da audiência também a representante da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal, Irene Rodrigues, e a assessora Nadia Brixner, representando o mandato do deputado estadual professor Lemos (PT).
 
A Frente Parlamentar é integrada pelos deputados Tadeu Veneri (PT), Elton Welter (PT), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Luciana Rafagnin (PT), Teruo Kato (PMDB), Gilberto Martin (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Rasca Rodrigues (PV), Tercílio Turini (PPS). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !