quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Estado do Paraná deve fornecer medicamentos para portadora de câncer de mama de Nova Esperança


Promotor de Justiça, Nivaldo Bazoti

A Justiça determinou que o Estado do Paraná forneça o medicamento Trastuzumab para uma portadora de câncer de mama, conforme indicação médica, em Nova Esperança (a 44 km de Maringá). A decisão atende ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), representado pela Promotoria de Justiça de Nova Esperança, e foi divulgada pela assessoria de imprensa do MP na terça-feira (13).


Conforme a nota, a paciente, que já foi submetida a uma mastectomia, compareceu no dia 10 de novembro à 1ª Promotoria de Justiça da comarca relatando que o remédio lhe havia sido negado pela 15ª Regional de Saúde de Maringá. A substância Trastuzumab – cujo nome comercial é Herceptin®, que não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), deve ser tomada a cada três semanas, durante um ano, e tem custo aproximado de R$ 12 mil por vacina. A mulher não possui condições financeiras para adquiri-lo.

Com a decisão, o remédio deve ser entregue através da 15ª Regional de Saúde de Maringá ou por quem o Estado indicar. A ação foi proposta dia 2 de dezembro pelo promotor de Justiça Nivaldo Bazoti.

Larissa Ayumi Sato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !