quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dieese: política de valorização do mínimo é inédita no País

Escrito por Agência Sindical

22/04/2010

O aumento de 53,67% no valor do salário mínimo entre 2002 e 2009 e a estabilização na distribuição de reajustes salariais acima da inflação, a partir de 2004, só foram possíveis graças à continuidade da política de valorização do mínimo no País.

"A novidade no caso desse aumento real no valor do mínimo é que pela primeira vez temos uma política que o estabilizou".

E segue: "No Plano Real, o salário chegou a dobrar de valor, mas não houve continuidade, ele acabou estagnado. Agora não, o que vemos é a sua valorização constante", afirma o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio.

Ele comentou que um estudo divulgado recentemente pelo Dieese aponta, entre outros aspectos, o fortalecimento do poder de negociação dos Sindicatos e a boa evolução do salário mínimo como fenômenos correlatos.

Ganho real

Ganz Lúcio destaca que, no ano passado, 79,9% dos mais de 200 acordos salariais acompanhados pelo Dieese em todo o Brasil foram fechados com reajustes acima do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) medido pelo IBGE.

Desde 2005 mais de 70% dos acordos são realizados com ganho real para o trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !