quarta-feira, 13 de abril de 2011

PREFEITA MALY BENATTI DIZ SER IMPOSSÍVEL DAR MAIS DE 1% AOS SERVIDORES

Informativo

S I S M U N E

Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e Uniflor



PREFEITA MALY BENATTI DIZ SER IMPOSSÍVEL DAR MAIS DE 1% AOS SERVIDORES

A 2ª rodada de negociação da CAMPANHA SALARIAL 2011, com a Prefeitura, aconteceu no dia 12/04/2011, com a presença dos dirigentes sindicais, Wagner Bera e Edenilce de Lima, a prefeita Maly Benatti, Drª. Mariane Shiorara, o contador Delso Rodrigues e a Secretaria da Administração Célia Galinari.

A pauta da reunião foi a discussão da contraproposta da Prefeitura, frente às reivindicações aprovadas em Assembléia Geral, ocorrida no mês de fevereiro de 2011, na Câmara Municipal.

REPOSIÇÃO DAS PERDAS SALARIAIS HISTÓRICAS

A prefeita Maly Benatti(PMDB), não cedeu a proposta do SISMUNE, em reajustar os salários em 7,5%, proposta esta estudada e elaborada pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), através do economista Cid Cordeiro. A proposta da prefeita é de dar um aumento real de 1% linear, isto é, para todos os servidores sem distinção, inclusive aos aposentados.

Porém o SISMUNE continuará lutando pela reposição as perdas salariais históricas, de mais de 36%, que se acumularam nos últimos 16 anos.

REENQUADRAMENTO DOS PISOS SALARIAIS

Apesar de não avançarmos na proposta do reajuste de 7,5%, a Prefeitura sinalizou positivamente em relação ao reenquadramento dos pisos salariais, que se encontram achatados, após vários anos sem ser atualizado. A Prefeitura esboçou algumas propostas a serem avaliadas pelo SISMUNE e para que o sindicato avalie e proponha novas alternativas para o encaminhamento do reenquadramento. A idéia principal e retomar o valor real dos salários base que os servidores ganhavam quando ingressaram na carreira. O SISMUNE vai lutar para que o reenquadramento saia do papel ainda neste semestre.

PAGAMENTO DO 13º SALARIO

A proposta que o SISMUNE aprovou em assembléia seria que: cada servidor (a), individualmente, pudesse optar se queria receber o 13º salário, uma parcela no meio do ano e outra no fim do ano ou integralmente no fim do ano. Como a administração municipal colocou que isto, daria muito trabalho ao setor contábil e ao setor de Recursos Humanos, sendo assim impraticável. O SISMUNE solicitou então que o pagamento continue sendo feito da mesma forma, como tem sido feito nos últimos anos.

CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES (ADICIONAL DE TÍTULOS)

A Prefeitura assegurou que este ano vários cursos serão colocados a disposição dos servidores. Principalmente com a implantação do Programa de Saúde do Trabalhador (reivindicado pelo SISMUNE) onde serão ministradas várias palestras, para várias categorias de servidores, não apenas da área da Saúde. A Prefeitura se comprometeu que fará um levantamento das demandas de cursos, isto é, quais cursos seriam mais necessários, a fim de capacitar melhor os servidores para prestarem melhores serviços a população e progredirem no plano de carreira, através do adicional de títulos. Este trabalho de levantamento das demandas deve ser feito por uma profissional da área.

REMANEJAMENTO E TRANSFERENCIAS DE SERVIDORES

O SISMUNE reivindicou, mais uma vez, um maior DETALHAMENTO das motivações dos remanejamentos e transferências dos servidores de um setor para outro, de uma secretaria para outra. Com isto queremos evitar possíveis injustiças com servidores que fazem seu trabalho corretamente, estão adaptados aos locais de trabalho e capacitados para a função ao qual desempenham e mesmo assim, sem maiores explicações acabam sendo deslocados de seu local de trabalho, causando grande transtorno para sua vida profissional, como na vida pessoal. A administração colocou que instruirá as chefias para que detalhe melhor as motivação dos remanejamentos e transferências.

CONTRATAÇÕES DE SERVIDORES EFETIVOS

A Prefeitura assegurou que este ano abrirá concurso público para vários cargos e que já tem o levantamento das necessidades de cada setor, que ainda este ano deve zerar o déficit de funcionários nos setores. Caso a Prefeitura não contrate os servidores que cada setor tem necessidade, o SISMUNE organizará operações padrão em cada setor com déficit de funcionários.

SAÚDE DO TRABALHADOR

A Prefeitura elaborou em esboço do Programa de Saúde do Trabalhador a ser implantado no serviço público municipal. O SISMUNE propôs o prazo até Junho de 2011, para a implantação, coincidindo com o I SEMINÁRIO DE COMBATE AO ASSEDIO MORAL NO SERVIÇO PÚBLICO. A administração acatou também a proposta de abrir concurso para Técnico em Segurança do Trabalho.

GRATIFICAÇÃO DOS SECRETARIOS DE ESCOLAS

A Prefeitura acatou a proposta de gratificação aos servidores (as) que desempenham as funções de secretario escolar. O setor jurídico da Prefeitura encaminhará projeto para a Câmara Municipal, sendo aprovado pelos vereadores, a prefeita sancionara a gratificação, podem assim fazer o pagamento das gratificações aos secretários das escolas municipais.

SEMINÁRIO ASSEDIO MORAL E SAÚDE DO TRABALHADOR

A Prefeitura concordou em fazer o seminário e que este poderá ser computado com horas de capacitação, e somar para a aquisição do adicional de títulos. O Seminário será dividido em dois turnos, um na parte da manhã e outro à tarde. O seminário esta previsto para o inicio do mês de Junho de 2011. A Prefeitura se colocou a disposição, para bancar algumas despesas para o sucesso do seminário e indicou o psicólogo Rubens Mariano, para abordar o tema no seminário, o SISMUNE concordou com a indicação da prefeitura, pois conhecemos o trabalho que o psicólogo vem fazendo na área do Assédio Moral. Será importantíssimo a presença de todos os servidores. Uma comissão esta organizando o evento, com a coordenação da vice-presidente do SISMUNE, Edenilce de Lima.

PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO

A Prefeitura deu por encerrada as negociações do Plano de Carreira do Magistério, e encaminhará a proposta para a Câmara Municipal. A promessa é de que em Maio/2011 o plano já passe a vigorar. O SISMUNE, após várias assembléias com as professoras encaminhou as propostas aprovadas para a Secretaria de Educação, que segundo o Secretario da Educação, Edno Guandalin, a maioria foi acatado pela Prefeitura. Como não tivemos acesso ao texto final e as tabelas, o SISMUNE solicitou aos vereadores que quando o projeto de lei der entrada possamos ter a oportunidade de ver e ainda intervir em alguns pontos polêmicos, que poderão tirar direitos dos professores e desvalorizar a carreira do quadro do magistério, segundo nosso entendimento. Continuamos em alerta e prontos para a luta.

Na reunião com a administração a Drª Mariane Shiorara, passou apenas ao sindicato o cálculo do impacto financeiro, que segue abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !