segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1º SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE O PISO SALARIAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DAS MONITORAS DE CRECHE NO QUADRO DO MAGISTÉRIO



Promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Esperança, Presidente Castelo Branco e Uniflor, e com o apoio da APP-SINDICATO; FESSMUC/PR;CUT/PR, o seminário contou com a presença de professoras do estado, município, professoras aposentadas, monitoras de creche, zeladoras, motoristas, representante da Secretaria da Educação de Nova Esperança, assessores em educação, diretores sindicais e a ilustre presença da Secretaria da Educação de Pres. Castelo Branco. A mesa de trabalhos foi composta pelo palestrante: Prof. José Lemos da APP-SINDICATO, do Presidente do SISMUNE: Wagner Melhado Bera e da Representante das Monitoras de Creche no Conselho do FUNDEB: Andressa Ernegas.
O Prof. José Lemos, iniciou a palestra, dizendo que o PISO SALARIAL existe desde os tempos mais remotos e que essa luta vem até os dias de hoje para que a EDUCAÇÃO fosse considerada um direito e não “uma mercadoria.” Destacou a importância da Constituição de 1988 que está completando 20 anos e para que se cumpram todas as leis, a sociedade precisa debater e fazer valer nossos direitos, muitos deles conquistados em 1988, mas ainda hoje não são colocados em prática.
Lemos disse que nestes anos de luta deparou-se muitas vezes com Governos que se negavam em cumprir as leis promulgadas pela Constituição Federal, por simples falta de vontade política e por cultivarem a herança autoritária de 30 anos de ditadura. Ressaltou ainda a importância dos professores na política nacional, na redemocratização do país, na organização dos trabalhadores nos sindicatos, associações, partidos políticos e até como parlamentares constituintes.
Lemos citou o projeto de lei PLS 507/2003 que altera a Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), para incluir mais de um milhão de trabalhadores em educação, que atuam nas escolas de educação básica em funções não-docentes, mas de caráter pedagógico, como verdadeiros educadores, como Profissionais da Educação. Eles trabalham nas secretarias escolares, nas cantinas, nas bibliotecas, em laboratórios, no cuidado de segurança dos alunos e dos espaços educativos. Aprovado no Senado, ele está na Câmara, onde ganhou o número PL 6206/05. O projeto é de autoria da Senadora Fátima Cleide (PT-RO)

Para esquentar ainda mais o debate, Lemos esclareceu que muitas prefeituras estão incluindo as profissionais que trabalham em creche no quadro do magistério, por entender que elas são professoras de fato e de direito.
Infelizmente este não é o caso do município de Nova Esperança. Aqui as chefias preconizam que os Centros de Educação Infantil ainda fazem o papel social e que as profissionais que trabalham nas “creches” apenas cuidam e limpam os bumbuns dos nenês e SÓ, por isso, recebem muito bem pelo que já fazem.
Agora pergunto à população de Nova Esperança: nossas crianças não merecem receber educação de qualidade como o resto do Brasil?
Vale dizer que os Editais do concurso de monitora de creche exigia o Magistério, as professoras exercem sua função; recebem dos recursos do FUNDEB e sistematicamente recebem em seus locais de trabalho a visita de coordenadoras pedagógicas para planejarem os conteúdos que aplicarão em sala.
Neste sentido a lei do FUNDEB, veio para sanar mais um déficit do sistema Educacional Brasileiro, abrangendo crianças de 0 a 5 anos (Educação Infantil) até o Ensino Médio, sendo que as creches serão as maiores beneficiadas, uma vez que sempre ficaram esquecidas. Agora chegou a hora de valorizar todos e todas as profissionais do Magistério.
Até Junho de 2009 os municípios terão que fazer Conferências Municipais de Educação.
O piso salarial nacional para os profissionais em educação entrará em vigor a partir de 1º de Janeiro de 2009 e a correção será feita no mês de Janeiro dos anos subseqüentes.

Fonte: Imprensa SISMUNE

7 comentários:

  1. oi,trabalho numa creche como monitora a 5 anos sendo q fiz um concurso publico, a tres anos atras e passei ja sou concursada efetiva ,passando pelo estagio propatorio de tres anos ,so tenho o segundo grau completo .recebo 520,00por mes ,tenho direito ao nome pis salarial de 950,00?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se as auxiliares de secretaria escolar tem um piso salarial nacional, se tem gostaria de saber quanto é o salário. Por favor respondam urgentemente. Trabalho em uma escola publica do ES e sou efetiva.Recebo apenas um salário minimo e com desconto acaba caindo pra menos de um salário.

    ResponderExcluir
  3. oi trabalho em uma creche municipal ha nove anos como monitora de creche gostaria de saber se existe possibilidade de fazer parte do plano de cargo de salario do magisterio e qual o piso salarial de uma monitora de creche pois aqui temos o ensino medio completo e ganhamos apenas dois reais acima do salario minimo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel, me envie seu e-mail para poder lhe orientar melhor, o nosso aqui é: sismune@homenett.com.br

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Educadores monitores e atendente de creche vamos nos unir ,entre no blog
    Paulo rubem santiago
    Dep. Federal pdt-pe
    1o. Vice-presidente da comissão de educação e cultura da câmara federal
    Tire suas duvidas ele mesma responde para voceis

    O endereço é http://paulorubem.com.br/em-condado-professores-debatem-fundeb-e-piso-salarial/

    Por favor escreva, juntos nos vamos conquistar nossos direitos;)

    ResponderExcluir
  7. Por favor me ajude a solucionar meu caso. Também estou passando por este mesmo problema. Meu email lucimarfernandes76@Hotmail.com

    ResponderExcluir

Faça seu comentário, participe !