terça-feira, 18 de novembro de 2008

Seminário debate vigilância em saúde do trabalho e nexo técnico epidemilógico


Data: 14/11/2008







Sindicalistas de todo estado participaram nesta sexta-feira, 14, do seminário “Políticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP”, que aconteceu no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Saúde no Trabalho (INST/CUT), em parceria com a DGB Bildungswerk, a Central Sindical da Alemanha, parceira histórica da CUT, e traz como objetivos a socialização das informações acerca do NTEP e Fator Acidentário; o diagnóstico do mundo do trabalho quanto à saúde e segurança; e a elaboração de propostas para definir a atuação da Central, federações e demais entidades sindicais.


Na parte da manhã ocorreu a mesa de debate “Saúde do trabalhador: políticas de vigilância”, com exposição da médica do trabalho Dra. June Maria Passos Rezende. Logo em seguida, a advogada trabalhista Jane Salvador, que também é assessora do Sindicato dos Bancários de Curitiba, proferiu palestra sobre o NETP.


À tarde está prevista a mesa “A visão dos trabalhadores quanto à saúde e segurança no mundo do trabalho”, com apresentação de Dary Beck Filho, diretor executivo da CUT e representante do INST, e de Lis Andréa Pereira Soboll, especialista em psicologia do trabalho. Após os debates, o evento foi encerrado com a seção de encaminhamentos “O papel da Central, Federações e Entidades”.As orientações elaboradas no Paraná se juntarão as retiradas nos demais estados para serem sistematizadas e, assim, formar as propostas da CUT sobre vigilância em saúde do trabalhador e NTEP.


O SISMUNE também esteve presente ao seminário, com a presença da Secretaria de Comunicação e Imprensa Ana Paula Moura Tiago, que avaliou o seminário como importante espaço para o avanço da proteção dos direitos dos trabalhadores e da imprescindivel implantação das Secretrias de Saúde em todos os sindicatos CUTistas.


Fonte: Imprensa CUT-PR e Imprensa SISMUNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !