quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Salário mínimo vai ter aumento real em janeiro

Escrito por Isaías Dalle
10/08/2010

Governo federal garante ganho real ano que vem, apesar do PIB negativo de 2009.
 Centrais vão definir valor
O salário mínimo vai ter aumento real (acima da inflação) em janeiro de 2011.

O Diário Oficial da União desta terça (10) traz a confirmação. A Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem, publicada no DO, informa: "Serão assegurados os recursos orçamentários necessários ao atendimento da política de aumento real do salário mínimo a ser definida em articulação com as Centrais Sindicais".

"A boa notícia para quem ganha o mínimo também vale para toda a sociedade. Mínimo fortalecido impulsiona o mercado interno. E o reconhecimento do papel das centrais sindicais como negociadoras da classe trabalhadora fortalece a democracia", avalia o presidente da CUT, Artur Henrique.

Pelo acordo firmado entre as centrais e o governo federal em 2007, o salário mínimo deve ser reajustado todo o ano a partir da soma da inflação mais o PIB positivo do período anterior. Como em 2009 o PIB foi negativo, em virtude da crise internacional, levantaram-se dúvidas a respeito do valor do salário mínimo em 2011.

A CUT, no entanto, tão logo foi divulgado o resultado negativo do PIB de 2009, enviou solicitação ao governo federal para que fossem abertas negociações pontuais para tratar do aumento de janeiro do ano que vem.

Leia texto publicado no portal da CUT em 16 de abril clicando aqui.

Confira nota da CUT que previa aumento real em 2011, publicada em 8 de julho, clicando aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !