terça-feira, 23 de abril de 2013

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE FAZEM REUNIÃO COM PREFEITO GERSON ZANUSSO

Os Agentes Comunitários de Saúde de Nova Esperança, organizados através de seu sindicato, o SISMUNE, estiveram reunidos com o prefeito de Nova Esperança, Gerson Zanusso, hoje, (23/04), para reivindicar aumento salarial e melhores condições de trabalho. 

A reivindicação tem fundamento no aumento do valor de repasse do Ministério da Saúde, no valor de  R$ 950,00, por Agente de Saúde a cada mês. Hoje os ACS ganham salário base de R$ 704,00, com os descontos de INSS e outros, chega a ficar menor que o mínimo nacional. Os ACS, não tem plano de carreira, por muitas vezes estão apoiando as equipes dos agentes de endemias e até mesmo trabalhando na Campanha do Agasalho.

Também foi colocado sobre o NÃO repasse do recurso do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica). Segundo levantamento no site do Ministério da Saúde, este recurso vem sendo repassado pelo Governo Federal, desde 2011 e até a data de hoje, nenhum ACS, recebeu incentivo algum referente a este programa.
O Prefeito Gerson Zanusso, recebeu os servidores em seu gabinete e relatou que tem tido muita dificuldade em colocar o setor de Saúde para funcionar como ele deseja, e que reconhece que o trabalho dos ACS é fundamental para o sucesso do setor da saúde em nossa cidade. Parte da dificuldade tem origem na forma de administrar da gestão passada e que agora estão aos poucos corrigindo.
O Prefeito e o Secretario da Administração  Alexandre Manzotti, ficaram de passar um posição ao sindicato, tanto quanto à um aumento para a categoria, com verificar porque não foram repassados aos ACS o incentivo do PMAQ 2011/2012.
Os ACS irão aguardar a resposta, mantendo-se sempre organizados e em alerta. "Somente organizados e lutando por nossos direitos é que poderemos andar de cabeça erguida." concluiu, Wagner Bera, presidente do SISMUNE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário, participe !